No Bico do Corvo

É hoje

Deu para sentir o cheiro de ferro passando roupa, tamanha a quantidade de gente que engoma as roupas para receber o presidente Lula. Tomara tenham aliviado na naftalina, porque dizem que o homem é alérgico. Os papagaios de pirata que peguem leve.

 

A festa no céu!

Mas o fato é que muitas autoridades da cidade estão literalmente desoladas por não terem sido convidadas para a posse do Ênio Verri. O mesmo aconteceu em Itaipu, onde mais de 200 funcionários pediram para participar, mas a escolha foi por sorteio. Teve até “cambista” tentando vender a vaga na plateia.

 

Vupt e vapt

Segundo dizem, a passagem de Lula por Foz será rápida. Chega por volta das 9h00 e vai de volta para o aeroporto em torno das 12hs. Mas até o início da tarde de ontem o roteiro poderia sofrer algumas alterações. O objetivo da viagem é exclusivamente o de dar posse ao Enio Verri, em Itaipu.

 

Tête-à-tête

A posse tem um valor além do simbólico, é o primeiro movimento no sentido de discutir para valer o Anexo C e claro, Lula vai tirar essa casquinha, contando com a presença do presidente paraguaio.

 

As obras

Em algum lugar, conforme a opinião de um diplomata amigo do Corvo, o presidente Lula deverá comentar a necessidade de mandar ver nas obras que fazem parte dos pacotes de Itaipu. E segundo consta, há um outro projeto em discussão, o de consolidar Foz como hub no caminho até o Oceano Pacífico e para isso, haverá toda uma reformatação no campo da mobilidade, com os ramais ferroviários, a construção de dois portos fluviais, um no lago e outro no Rio Paraná e possivelmente mais um aeroporto regional, para as demandas de cargas. A nova estação da EADI estaria no pacote, com outro dimensionamento. Foz é a cidade do futuro, disso ninguém duvida.

 

Megatransporte

“Despassito” o Corvo descobriu que um grupo de urbanistas prepara um pacote revolucionário para o transporte e deslocamento de passageiros em Foz. É ousado, inclui VLT e outra para na área urbana. O eixo principal é a Avenida Paraná, ligando norte a sul, das imediações de Furnas, até os portões do PNI. O eixo secundário contorna os rios Iguaçu e Paraná. A região leste seria contemplada com a ligação entre Três Lagoas e Vila C.

 

Centro

Haverá, segundo um anteprojeto, mudanças muito agravantes no centro da cidade, com a retirada de metade dos semáforos. O assunto vazou acidentalmente e o “pacote” foi cair justo no colo deste passarinho.

 

Barakat

O ex-vereador pode voltar a concorrer nas eleições de 2024. Ao menos, é o que tem sido ouvido nos corredores da política. A tendência é que ele consolide sua filiação nos próximos dias e comece a pré-campanha. Para quem não acredita na hipótese, vai um conselho: ele está muito bem de saúde e muito disposto. Se for candidato, vai dar trabalho. O Corvo aproveita para pedir a leitura do texto que ele assina na página 02 de hoje.

 

Previdência

Até o fechamento da coluna (edição de hoje), não havia sido finalizado a Assembleia Geral dos Servidores que tinha como principal deliberação a posição da categoria sobre a Reforma da Previdência. Isso aconteceu porque a prefeitura tomou caldo de galinha e cedeu em quase todos os pontos solicitados pelos professores e agora a Reforma está light e bem mais aceitável. Fiquemos atentos!

 

Um pra lá e um pra cá

Climão na esquerda iguaçuense, se é que se pode considerar assim. No mesmo dia em que o prefeito Chico Brasileiro foi a Brasília para uma reunião com o Lula, a primeira dama Rosa Jeronymo foi nomeada com assessora no Governo Ratinho. Segundo o Corvo averiguou, tinha gente dentro do MDB tentando atrapalhar e para variar, é o tipo de gente que dá tapa e esconde a mão. Bom, peixeira paraibana ninguém encara de frente, só pelas costas mesmo.

 

Teremos novas…

Quem considerava impossível a dona Rosa assumir vaga a ALEP, começou a mudar de ideia. A nomeação no governo, segundo informações, não passa de um período de estágio. Ratinho é mesmo artista, quando o assunto é ficar de frente para o tabuleiro.

 

Muita sujeira

Moradores da rua Rua Tarobá estão reclamando dos entulhos e sujeira em terrenos vazios da região, sendo que um deles é bem atrás de um prédio da prefeitura e bem onde funciona a fiscalização. Um morador foi pessoalmente reclamar, mas mandaram ele baixar um aplicativo. Coitado.

 

Bobato

Outro que corre por fora e pode surpreender é o atual secretário de administração, Nilton Bobato. Ele mantém uma boa conversa com os partidos de centro esquerda e pode lançar uma candidatura solo para prefeito, mesmo sem apoio de seu antigo aliado Chico Brasileiro. Vamos acompanhar…

 

As “genialidades”

O presidente Lula deu uma volta no momento de explicar a ansiedade de alguns membros do seu governo. Aliás, a estrutura recém instalada vive esse dilema: uma porção de pessoas querendo mostrar serviço e em ambiente assim é normal que haja excesso de iniciativas e soluções fenomenais para salvar a vida no planeta, ou melhor, no Brasil. É aí que acontecem os atropelos, na corrida pelo ego. Lula precisou colocar o pé no freio.

 

Era necessário?

Sim, plenamente necessário. Devemos ter em mente, que toda a iniciativa, por mais criativa, exige “orçamento”, amparo legal, e acordo com todo o sistema governamental, afinal de contas vivemos essa colmeia, onde deve haver equilíbrio. Lula não está com ciúme e tampouco emperrando a criatividade, apenas se preocupa com o dano que uma ação isolada pode causas. E causa, dependendo a situação. A máquina administrativa federal é toda interligada e um fio desencapado pode gerar estrago. “Todos juntos, vamos, pra frente Brasil!”.

 

Menos mal

Há soluções maravilhosas para muitos problemas, ainda mais quando o setor social está motivado em erradicar problemas muito sérios. Mas tudo vai esbarrar no caixa e dependendo, é um passinho para sair fora do limite dos gastos. Se Lula precisou usar dessa medida, de comedimento, é porque as coisas poderiam perder o controle. Não fez errado, mas poderia ter contornado o assunto de outra maneira, deixando a Casa Civil se antecipar.

 

Às avessas

Vamos tratar das “genialidades” iguaçuenses. Os vereadores Cabo Cassol, Rogério Quadros e João Morales debatem, por meio de um requerimento, a possibilidade de “municipalizar” o trecho urbano da BR 277. Não é uma providência questionável, afinal de contas a principal estrada paranaense divide a cidade, sobretudo quando as autoridades fazem o que bem entendem, como é o caso do fechamento da rotatória na altura do CTG Charrua. O caso é que há duas outras estradas federais que começam e terminam no perímetro da cidade, a BR 469 e a BR 600, e esses trechos requerem muito mais urgência, porque afetam uma porção de comunidades. Não seria o caso municipalizar os acessos nas regiões Sul e Norte e dar vazão ao desenvolvimento?

 

O que pensa o governo

O que será pensa o Município, uma vez que dizem haver estudos técnicos que viabilizam a municipalização da BR 277? A prefeitura teria como se envolver em obras fundamentais, sem precisar pedir socorro para o Estado e União?

 

A propósito…

… está na hora do Legislativo começar a trabalhar para valer essa anomalia, de uma cidade ser cortada e atravessada por BRs e se ver sempre encurralada pelos órgãos federais e estaduais. Quando é que Foz vai parar de se acovardar e encarar isso de frente? Já passou da hora.

 

682 milhões?

Prezado senhor Corvo, você me diga francamente? Se fosse o prefeito, permitiria um gasto de mais de meio bilhão de reais na construção da sede de uma faculdade, no caso a UNILA? Que tipo de benefício trazem para a cidade? Isso é ridículo? Deveriam colocar aquilo abaixo porque está tudo comprometido, caindo aos pedaços.

K.L.M (A leitora pediu para não ter o nome divulgado).

 

O Corvo responde: às vezes a tarefa deste colunista exige paciência. Vamos lá: francamente, isso não é um problema do prefeito, a UNILA é um órgão federal. Valeria a pena até se fosse dois bilhões, porque espaço para o conhecimento não é gasto e sim investimento. A UNILA traz muito para a cidade. Ridículo é ir contra algo de tamanha importância. Segundo este colunista pesquisou, a estrutura requer muitas adequações e reparos, mas foi bem construída e pode sim ser finalizada.

 

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