No Bico do Corvo
Movimentação
A dança das cadeiras no Conselho de Itaipu tem sido o zum-zum dos últimos dias. Sai Fernando Simas e em seu lugar entra o Alexandre Silveira; deixa a vaga Célio Faria Júnior e assume Mauro Vieira; diz adeus Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, cedendo lugar para o Fernando Haddad; vai embora José Carlos Aleluia Costa e Rui Costa ocupa o seu lugar; Adolfo Sachsida cede o espaço para o Alexandre Padilha e por fim, até o fechamento desta edição faltava definir quem ocuparia o lugar de Maria Aparecida Borghetti.
Apressaram as coisas
O escândalo das joias, ou dos presentes das arábias ajudou bastante a acelerar o processo, uma vez que um dos principais personagens fazia parte do Conselho, no caso o ex-ministro Bento, que causou a pataquada. Segundo dizem, ele ainda possui muita “personalidade” na área energética. Tirá-lo do Conselho da Binacional é quebrar a ponta de apenas um dedinho. Ainda restam nove.
Por falar em Itaipu…
Tudo está focado no evento de posse e muita gente se dedica a isso, até porque teremos pompa e circunstância. Estão passando aspirador no enorme tapete vermelho que será levado a todos os cantos da cidade, até mesmo na nova ponte, garantem. Lula não quer desperdiçar a oportunidade e deixar de apreciar a paisagem. Deve inclusive dar um giro na Yup Star, de onde poderá ver tudo de uma só vez.
Interesses
Enquanto isso, dá-lhe pessoas tentando chegar perto de Enio Verri com a intenção de beliscar uma boquinha, ou pelo menos se fazer lembrado do tipo: “camarada, quanto tempo a gente não se vê”, teria berrado alguém no saguão de um hotel. Enio anda sorridente, mas fez a clássica estampa de quem “faz tempo não vê a figura na vida toda”. Mas isso está dentro da mais “normal das normalidades”.
Geladeira e freezer
Tem funcionário de alto nível da Itaipu que foi parar no gelo, na gestão dos militares, pois era considerado petista demais para os padrões do Bolsonarismo. E agora, esse mesmo funcionário, tende a ficar no freezer, novamente, por ser considerado light demais para os padrões do petismo. Vai entender?
Não é fácil
Várias pessoas vão dormir com esse dilema na cabeça, de amanhecer na pedra de gelo, pronto para virar no máximo uma raspadinha, sabor morango. No meio dessa encrenca, quem vai conseguir ajudar essas pessoas?
Sangue no zóio
Beto Richa vem acumulando bons resultados depois de passar pelo inferno. Experimentou todos os tipos de provações e foi vencendo uma a uma. Natural que passada a tormenta, ele esteja com sangue nos olhos e a faca nos dentes, igual pirata do Caribe, atravessando o convés. Nem precisa a perna de pau. Vai para cima do que considera um processo injusto de exercício autocrático do judicialismo, quando o povo da Lei acredita que pode se sustentar acima do Executivo e Legislativo.
Tax free
Quanta besteira esse Corvo precisou ouvir sobre a modalidade. Uma barbaridade. Tax free é o modelo comercial mais ajustado para o desenvolvimento, sobretudo quando o assunto é Turismo. Foz poderia se tornar uma faixa modelo e neste ponto o Márcio Nunes está certíssimo. Enfim alguém falando alto num dos segmentos que mais movimentam a economia. O Corvo estava com saudade disso.
Frente Ampla?
O presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales, publicou uma foto e depois um vídeo ao lado do Senador Sérgio Moro. Ambos são do mesmo partido. No entanto, a postagem criou desconforto para setores da política local, uma vez que Moro foi o algoz de Lula no processo da Lava Jato e hoje a cidade busca encontrar um ambiente mais acolhedor no Governo Federal.
UFC Legislativo
Moradores de um bairro da cidade disseram que no final de semana, um assessor do Líder do Governo caiu aos socos com um jornalista político, frequentador da Casa de Leis. Para piorar, as pessoas que tentaram apartar levaram alguns safanões e parece que alguém saiu até com olho roxo. Tem gente dizendo que o clima está azedo no gabinete depois da pancadaria.
Na briga…
O arranca-rabo não foi dos menores, há quem até hoje esteja catando pedaços de celular, de orelha e de camisas rasgadas. O resultado foi igual choque entre caminhão de galinha e banda de música, com gritos de “socooooooooorrrrrrroooooo”. Se um pintscheer brigar com um pitbull, quem será que ganha? Olha, o pintscheer não fez feio.
Fim da calmaria
Os dias de calmaria do presidente João Morales estão chegando ao fim. Segundo fontes, os atos do presidente estão mexendo com os ânimos de gregos e troianos. Ao que consta, o grupo vencedor da Mesa Diretora vive um certo clima de desconforto. A ala da oposição também não esconde a mágoa com João Morales. Snif-snif.
Café azedo
Alguém disse lá na pastelaria, que não se deve chamar os vereadores Edvaldo Alcântara e Anice Ghazzaoui para tomarem um café juntos o que dizer de um caldo de cana? O clima está tenso entre os dois, por conta das últimas votações do vereador em Plenário, todas contra o governo. Da mesma maneira, o comportamento de Yasmin Hachem está tirando a paz do líder Alex Meyer.
Chama o suplente…
Informações dão conta que nos próximos dias, um vereador deve responder sobre um convite feito pelo prefeito Chico Brasileiro para assumir uma secretaria. Enquanto o clima ainda é de sigilo, alguns suplentes já mandaram o terno para a alfaiataria, em busca de alguns ajustes.
Sentou na janelinha
A primeira semana de trabalho do novo diretor-geral de Itaipu, Ênio Verri está sendo marcada por centenas de pedidos de agendas, mas, segundo reza a lenda, os primeiros a serem recebidos foram o deputado federal Elton Welter, o ex-candidato a deputado Luiz do PT e o ex-presidente da Câmara Fernando Duso. Rolou foto e tudo o mais. Só sorrisos!
Falando em Welter
Logo depois da visita que fez ao Ênio, Welter protocolou sua renúncia como vereador em Toledo e rumou para Brasília, onde assumiu o mandato como Deputado Federal.
Posse disputadíssima…
Está disputadíssima a posse do novo diretor-geral Brasileiro de Itaipu, Ênio Verri. Quem já confirmou a presença foi o presidente Lula. A lista com pouco mais de 200 convidados reunirá a cúpula do PT em todos os quadrantes e de partidos aliados do governo. Tem gente do segundo escalão da prefeitura oferecendo até churrasco para quem conseguir um convite do evento.