No Bico do Corvo

Turista inocente

A sensação dos viajantes e de como são tomados, pode ser facilmente explicada. As pessoas são ávidas pelas novidades, como envolvidas numa espécie de dopamina, alto astral, onde tudo é felicidade. Em situação assim é fácil atrair picaretas e cair na lábia deles. E o que não falta é esse tipo de gente nas ruas de Ciudad Del Este e também em Foz, onde o meio é nem mais controlado e as ações rapidamente denunciadas. Pelo menos os guias profissionais possuem essa rede de fiscalização.

 

Meta

Contaram para o Covo, que uma das maiores dificuldades das autoridades do lado paraguaio é justamente conter a onda de escroques, pessoas que aprenderam por gerações a viver da maledicência e oportunismo. Isso vem dos tempos das “camisinhas musicais”.

 

Abuso

O governo de lá pisa em ovos toda a vez que precisa reprimir ambulantes e quem abusa das regras. Recentemente houve uma desavença que por pouco não terminou em morte bem no centro de CDE. Um vendedor disparou uma máquina de choque muito próximo de um turista baiano. A faísca teria resvalado na orelha do cidadão, um literal “massaranduba”, do tipo guarda-roupas, mais musculoso que o Hulk. Num golpe ágil, a maquininha foi arrancada das mãos do ambulante, que no fim levou um choque bem no meio da bunda. Desmaiou na hora e ficou “tremilicando” na calçada. Aí se formou a confusão, a família foi cercada e precisou aparecer a polícia para dispersar a turba.

 

Desastre com o trem

O Covo começou a sair da frente da TV ou desligá-la toda a vez que surge a imagem do ônibus carregando crianças da APAE, que se atirou na frente de uma locomotiva. O motorista diz que não viu a composição. Francamente, é impossível não perceber um trem se aproximando, o maquinista dispara a buzina, a cidade toda escuta. Não vamos prejulgar o condutor, mas ele foi irresponsável, pensou que daria tempo cruzar os triplos e causou a tragédia. Vai pagar pela pressa.

 

Cancelas

O sistema ferroviário brasileiro carece de muitas reformas. Aonde é que foram parar a cancelas, que antes existiam em todas as cidades? Até com elas ocorriam acidentes, imagina sem. O Corvo cresceu ao lado de ferrovias e desde criança pequena, acompanha essa falta de sintonia entre homens e trens, presenciando acidades de todas as naturezas.

 

Climão

Em conversas de bastidores na Câmara Municipal de Foz, comentam que há vereadores inconformados com o tratamento diferenciado em favor da vereadora Yasmin, por parte do Executivo. E isso levando em conta, que ela já votou contra a prefeitura e faz questão de avisar que votará de novo no caso da previdência. Ousada. Tem vereador arguindo que ela “é governo” só quando convém. Será?

 

Previdência “remodelada”

Muitos vereadores, no entanto, não concordaram com o projeto enviado pela Prefeitura e fizeram algumas “emendas” na proposta original. O governo já tratou de apelidar o imbróglio como “colcha de retalhos”, enquanto isso, os parlamentares se defendem que chegaram mais perto daquilo sugerido pelos sindicatos. Seria um grande passo para o consenso na aprovação? O projeto pode ser chamado de Frankeinstain, tamanha quantidade de costuras.

 

Malvadão

Após ser repreendido ao vivo em sessão ordinária pelo vereador Adnan, o Líder do Governo Alex Meyer anda mordido com a faca nos dentes e sangue no “zóio”. Deve entrar com representação no Conselho de Ética contra quem considera algoz. A alegação é de quebra de decoro por conta do enquadramento público no Plenário. As chances da tal representação bater na trave são de 99,9%, garantem os entendidos.

 

Pastelaria a mil graus!

Ai, o recanto das frituras orientais! Assessores parlamentares comentam na pastelaria sobre a insatisfação dos vereadores aliados do atual presidente da Casa, principalmente em relação à condução de alguns assuntos. Dentre as reclamações, uma é privilegiar politicamente o grupo derrotado, e, dar continuidade com a política de relação com alguns “veículos de imprensa”.

 

Brigar com a imprensa?

O Corvo ficou sabendo por terceiros, que os veículos estão agendando reuniões e que na pauta há uma listinha de vereadores; os que mais reclamam sobre a publicação dos anúncios. Como esse povo é ordeiro, claro, pouparão a instituição. No mais a verba é uma merreca, se comparado ao valor institucional do serviço que é prestado o tempo todo. Essa gente sabe dar o troco. Dá o tapa e esconde a mão. Depois não adianta chorar.

 

Queijo ou carne?

A pastelaria é o palco dos desabafos e dores de cotovelo, por isso o Corvo mantém plantão por lá. Ontem falavam sobre uma possível aproximação do atual presidente com a esquerda, principalmente depois que o seu partido, o União Brasil, assumiu três ministérios no Governo Lula. Na próxima semana, provavelmente, o Presidente da República vem a Foz e vale a pena observar como o Legislativo Municipal vai se comportar.

 

No governo

Analistas políticos da pastelaria também apostam na entrada do PT no Governo Chico. Com a vinda de Ênio Verri e a presença quase confirmada de Lula e Gleisi na cidade, há possibilidade de um gesto do prefeito nomeando diretores e até um secretário da sigla estrelada. Façam suas apostas…

 

As joias

Que bagunça seo Corvo, quer dizer que a ex-primeira-dama ia dar uma de princesa das arábias, se pendurando em ouro e diamantes? Que situação hein? Tá certa a Janja, que usa bijuteria paraguaia. E vão dizer que não sabiam, nem Michele e Bolsonaro, da existência dos presentes? Uma barbaridade!

L.B.C.V (O leitor pediu para não ter o nome revelado). 

O Covo responde: prezado, parece é que as investigações avançam. Logo teremos conclusões acerca do caso e o prognóstico não é em nada bom para o ex-presidente e esposa. Foi “o” senhor tropeço na finaleira de governo. 

 

Agradecimentos

O Corvo agradece as várias manifestações por melhoras enviadas a este colunista, em decorrência da dupla paulada, ao contrair covid e dengue ao mesmo tempo. O pássaro faz reza brava para desviar a rota da malária, chikungunya, sarna, coceira, dentre outras, porque quando o urubu faz rasante, agente pega até micose.

 

Eleições Municipais I

 

Ainda falta muito tempo para o iguaçuense voltar às urnas. Mas muitos políticos tradicionais já estão colocando o nome nas redes sociais para ver como  anda a popularidade, junto ao eleitorado. Um deles é o ex-prefeito Samis da Silva, que andava meio sumido e agora marca presença diária. Encontros e reuniões dão o sinal que as negociações e pedidos de apoio já podem ter começado.

Eleições Municipais II

Outro político que marca presença nas redes sociais e nos grupos de whatsApp é o advogado Sidnei Prestes, que já foi candidato a prefeito e deputado várias vezes. Ele enviou notícia informando que está em primeiro lugar, nas intenções de votos dos iguaçuenses, para as eleições de 2024. Como é apenas uma sondagem, resta saber se isso vai se manter, depois que todos os caciques colocarem os nomes para a disputa.

Eleições Municipais III

O ex-prefeito Paulo também anda se reunindo com políticos da cidade. Num desses encontros estava o deputado estadual Matheus Vermelho. Tudo aponta que Mac Donald e os Vermelhos podem  trabalhar por um candidato forte ao Palácio das Cataratas.

Eleições Municipais IV

Enquanto isso, o prefeito Chico Brasileiro deve iniciar mudanças no primeiro escalão da prefeitura para conseguir apoio e governabilidade até o fim do seu mandato. A primeira dama Rosa Maria deve ser um dos nomes do grupo do prefeito para eleições do ano que vem. Rosa foi candidata a deputada estadual e fez uma boa votação na cidade. Temos outros nomes fortes e o corvo vai  falar sobre eles nas próximas edições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *