COLUNA: NO BICO DO CORVO

Planalto em chamas

Corvo, desta vez o problema em Brasília não é só o incêndio no mato, mas ao que parece, há pessoas tostando nos gabinetes, partidos políticos e tudo o mais. Que situação hein? Fazia muitos anos a gente não via uma situação política assim tão acalorada. Isso se deve a quem? Ao Bolsonaro e suas pisadas na bola? Ao ministro Alexandre de Moraes? Ao PT e seus aliados? É tanta coisa que chega a ser difícil saber quais os focos originais.

Roberto S. C. França

O Corvo responde: prezado Betão, isso se deve a nova vitrine política, emoldurada pelo Centrão. Mas há outros fenômenos que causam influência, mas sem dúvida, isso tudo acontece graças ao desastroso período de governo do seo Bolsonaro, que se ocupou mais com a polêmica do que com o exercício administrativo. Bom, como ele mesmo diz, foi atropelado pela Pandemia e a guerra na Europa, mas aqui entre nós, não precisava armar tantas patacoadas. Nossa, faz tempo o Corvo não utiliza essa palavra.

 

Bolsonaro preso?

Corvo, estão escrevendo na imprensa que as autoridades começam a vigiar o casal Michelle e Jair Bolsonaro, com medo que fujam do país. Será isso verdade? No mais, o ex-presidente corre mesmo risco de prisão? Faça um balanço aí para gente caro colunista de penas!

Jandira A. R. Silva

O Corvo responde: prezada, uns dizem que sim, outro que não. Mas francamente, Bolsonaro não iria fugir, porque num mundo que está se tornando tão pequeno, para onde iria? É bem mais fácil ele se defender, se bem que haja coisas estranhas pelo caminho. O Corvo dedicou um tempinho no final de semana, para ler as colunas e até mesmo a opinião de alguns juristas.  A situação é bem enrolada, mas ainda longe da possibilidade de prisão.

 

A análise do Esmael

Se há um jornalista que acerta nas previsões é o Esmael. Ele pontua o fato de Bolsonaro ser alvo de várias investigações como é o caso da Operação Lucas 12:2 da PF, que apura o desvio e venda de presentes de autoridades estrangeiras ao Estado brasileiro, e, o mega inquérito do Supremo Tribunal Federal sobre o já famoso 08/01. Mas porquê, segundo ele, Bolsonaro ainda está em liberdade? As denúncias contra o ex-presidente, seguem mo mesmo rito utilizado contra o Partido dos Trabalhadores a partir de 2016, no âmbito da Lava Jato, que culminou com a derrubada de Dilma Rousseff e a prisão e a inelegibilidade de Lula nas eleições 2018.

 

O medão

Para o Esmael, o Bolsonaro é visto por alguns como uma “arma secreta” de bancos, mídia e especuladores, no intuito de ampliar privatizações no setor energético, manter preços de combustíveis altos, juros estratosféricos, entre outros aspectos da economia que interessam à vários degraus do mercado financeiro. O ex-presidente “seria uma espécie de chantagem ‘viva’ contra o projeto de reeleição de Lula”. Escreveu.

 

A economia

“Sim, Bolsonaro pode ser preso. No entanto, isso dependerá do comportamento do governo Lula na economia”, pensa Esmael. “Se destoar dos interesses cruzados entre mídia, bancos e fundos de investimentos, Bolsonaro continuará vivinho da Silva para disputar 2026; A possibilidade de sua prisão depende de uma série de fatores, incluindo o desenrolar das investigações e o comportamento do atual governo na economia”. Em outras palavras, muita água ainda precisa passar embaixo das pontes. Esmael, em seu Blog que diga-se, é muito lido, diz lamentar o fato de desapontar seus leitores, no entanto, “alguém precisa dizer a verdade”.

 

A política local

Prezado Corvo, eu comungo a mesma opinião que você quando o assunto é política local. Vejo as coisas em compasso de espera, porque ninguém sabe ou imagina os acertos e desacertos em Brasília. A gente vai dormir com um panorama e acorda em outro, logo, o correto é darem um tempo. Mas você é antenado e nos mantém por dentro, isso é que importa, suas últimas colunas deram uma aclarada nos acontecimentos. Viva o Corvo!

Luciano R. G. Ribeiro

 

O Corvo responde: prezados, fazemos o que podemos para agradar a freguesia. Os comentários são à moda da casa, com bem gosta o comensal, sem muita pimenta e sal. Rimou. O que escapar dos bastidores o Corvo escreve aqui, como as notas publicadas hoje.

 

Padilha não veio

Muita gente esperava o Ministro Alexandre Padilha no “eventão” do PT, na noite da sexta-feira, no SINEFI em Foz, mas ao que parece, ele não apareceu. O motivo, segundo uma fonte, teria sido uma reunião de urgência com o presidente Lula. Bom é assim que funciona quando o chefe chama e não tem jeito.

 

Mas ainda houve bom resultado

Quem brilhou na festa foi a deputada federal e “presidenta” do PT, Gleisi Hoffmann. Ela, toda a vez que frequenta eventos na cidade arrasta multidões. Vamos lembrar que Gleisi recebeu mais de 10 mil votos na cidade, por isso mantém essa cadeira cativa no interesse geral dos acontecimentos.

 

Sucesso questionado?

A direção municipal do PT festejou o evento e considera que foi um sucesso de público. E foi mesmo. Aproximadamente 400 pessoas compareceram. Com, em se tratando de PT sempre há uma cerca de controvérsias, pois o povo lá é assim mesmo. Um filiado descontente com a atual gestão partidária alfinetou: “o PT de Foz precisa reunir de 4 a 5 deputados, incluindo a Gleisi, para juntar 400 pessoas. Dia desses eu vim assistir uma reunião sem figurões e a plateia não passou de dez pessoas”.

 

Continua o imbróglio

Passada a festa, o PT parece que retomou as discussões internas. Sábado já havia pequenos focos de fumaça e a gente sabe como é isso, onde há fumaça existe no mínimo fagulhas incendiárias. As discussões parecem que não acabarão nunca, de um lado a velha guarda tentando trabalhar o comando, na disputa entre André Alliana e o Dito Vitorassi. E quando é que foi diferente? De outro lado eis que surgem grupos considerados mais “oxigenados”, gente que tenta um lugar ao sol e por isso, se manifesta. É o velho PT de guerra, sempre em movimento. Parece confusão, mas o fato é que muito partidos morrem de inveja, uma vez que nada acontece em seus domínios.

 

Debandada

Mas ainda no PT, um dos nomes para a disputa à Câmara já andou dizendo que está preocupado com uma debandada, caso as coisas não se resolvam: “enquanto o PT em outras cidades já tem chapa e candidatos, em Foz, nem o Diretório está completo e as brigas pessoais atrasam tudo”. Foi um desabafo escutado por muita gente.

 

A Glória do futebol

O Corvo assistiu ao segundo tempo da final da Copa do Mundo de futebol feminino. Foi uma partida eletrizante, com as inglesas e espanholas disputando cada centímetro do gramado. Em matéria de emoção esportiva, não ficaram devendo em absolutamente nada para os homens. Impressionante. Ao final, a celebração da Espanha, em erguer pela primeira vez o caneco. O Corvo pensou muito no final de semana sobre isso: futebol misto.

 

Igualdade

Francamente, há mulheres em condições físicas muito melhores que os homens e os comparativos são assustadores em matéria de mobilidade em tempo de jogo. Então vamos raciocinar: se as mulheres atuam nas forças armadas em vários países, em operações normais de combate; vão aos ringues, vencem certames conjugados dificílimos, nas montanhas, neve, deserto, qual a dificuldade de dividirem as camisas nos campos de futebol?

 

Já existe

Existem várias equipes mistas e são raros os casos em que se prevalece a força dos homens. Acontece, diga-se ao contrário. Tudo bem, que a FIFA ganha muito dinheiro com as Copas, mas é de acreditar que a nossa geração ainda assistirá o futebol misto.

 

E o Neymar?

Corvo, viu o tamanho da festa que armaram para o craque? Que coisa? Sabemos que ele concorre a chances de sumir do cenário, porque o futebol nas arábias meio que causa um vácuo, pois os campeonatos não são como os da Europa, e até mesmo nos Estados Unidos. Penso que isso será um atraso na vida do craque.

Paulo Sérgio V. Saldanha

 

O Corvo responde: prezado, o futebolista Neymar já cruzou a casa do 30 anos, logo estará à caminho da aposentadoria e com uma bela grana para desfrutar a vida. O problema em jogar “nas arábias” não é dinheiro e nem fama e sim o nível de disputa, ainda abaixo dos padrões para grandes atletas. Mas muitos craques estão sendo seduzidos pelos petrodólares e pode ser, a empreitada chame a atenção do mundo, porque do mesmo jeito que compram jogadores, os xeiques compram times no ocidente, horários e grupos de comunicação. O campeonato da Arábia Saudita já concorre na audiência.

 

Seo Barakat

O Corvo quer enviar um fraterno abraço ao amigo Mohamad Barakat, um devotado cidadão às causas de Foz, sempre com os olhos no futuro, sob o alicerce do passado. Conhece a cidade e a sua história como pouco, diante disso, tudo o que comenta é laureado de credibilidade e mais, propriedade. No mais, a vida segue e o nosso querido amigo esbanjando saúde, passeando com o seu incomparável Thor! O grande Zuenir Ventura, um dos maiores jornalistas e escritores do nosso tempo, e diga-se, uma amigo do Corvo, sempre repete: “quem tem um cachorrinho para passear de vez em quando, vai longe”. O mestre Zuza, no auge dos seus 92 anos, dividindo o tempo entre a Academia Brasileira de Letras e os livros, da sua bela biblioteca em Ipanema, também se exercita, com um fiel companheiro de quatro patas. Uma boa semana a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *