Coluna do Corvo

Tirando proveito

O presidente Lula disse que a violência é algo abominável, mas que Donald Trump vai tirar proveito do atentado. E quem não faria isso? Faz parte da contabilidade eleitoral. E convenhamos, escapar de um tiro de AR-15 bem no meio da cara e ficar quieto? O ex-presidente norte-americano vai barbarizar. Os democratas que se virem e nós não temos nada com isso.

 

Comoção

Esse atentado contra o Donald Trump deu errado na pontaria, mas muito certo na política, tanto que até os democratas são capazes de votar nele. Uma barbaridade! Uma evidência do resultado positivo é o candidato aparecer com o sorriso rasgado nas fotos. Antes ele só andava bicudo e resmungão.

 

Por aqui…

…pelas bandas fronteiriças, continuam os zum-zuns sobre a possibilidade do UB se aproximar de Paulo Mac. Há conversas, mas segundo uma informação, por meio de atravessadores e pessoas não credenciadas pelo partido de Sérgio Moro, que não quer saber de abrir e nem passar por outras portas.

 

É estratégico

Para Paulo Mac, muito mais que somar o tempo de TV, ele precisa reforçar a imagem na direita e Moro é um figurão que se encaixa bem no ambiente e no contexto. Bom, todo mundo quer o UB do lado, mas se depender do Zé Elias vão continuar só querendo. Dizem que rola pela cidade uma gravação de Sérgio Moro se posicionando contra coalisões, pelo momento. O UB está se convertendo na Viúva Porcina do momento, “a que foi, sem nunca ter sido”. Se contabilizarem isso em voto, será um sucesso!

 

Somatória

No ranking da aglutinação de partidos Aírton José parece estar na frente, possui até o momento seis siglas praticamente confirmadas. A federação Brasil Esperança representa quase a metade. Depois vem o General Silva e Luna, que amarra bem as legendas de direita e em terceiro posto está Paulo Mac.

 

Pelo “centro”

Olhando bem, o terreno em Foz pode não sofrer os mesmos efeitos da polarização, porque a coisa se encaminha para mais para o centro que os extremos. Logo, não há tanto risco de acirramento de ânimos, como na eleição presidencial. O que acontece aí é o povo da direita e esquerda apoiando candidatos de centro e é onde mora a disputa pelos votos, paralelamente em busca dos indecisos.

 

Seo Túlio

O advogado Túlio Bandeira diz por onde vai que será candidato e não abre mão. Muita gente não entende, mas isso faz parte daquilo que conhecemos como “democracia”. Todos possuem direito constitucional, desde que devidamente habilitados.

 

Georges Pompidou

A área em frente ao Centro de Convenções, onde aconteceram os jogos radicais, poderá abrigar o museu em Foz. Será que olharam para o outro lado da rua? Bem que poderiam ocupar o elefante branco; economizariam um bom dinheiro.

 

Discussão na área Sul

Todo o perímetro é cercado por grandes obras estruturantes e mesmo diante de tanto progresso, o local é o preferido dos “sem coração” e que abandonam animais. Bairros como Mata Verde, Vila Carimã, Jardim Buenos Aires, Cataratas e Novo Horizonte estão infestados de cães e gatos largados ao destino. Isso está tirando o sono da população porque muitos bichos aparentem doenças e infecções, o que dificulta o acolhimento.

 

Problemas

Os gatos, por exemplo, pulam os muros e entram nas residências em busca de alimento. Quem possui bichos de estimação não sabe o que fazer devido um possível contato e contágio. Por outro lado, famintos, os animais abandonados rasgam os sacos de lixo e as ruas viram em enorme esculhambação.

 

Reclamações

Os funcionários da empresa de coleta, para facilitar o serviço realizam um procedimento: uns vão na frente e amontoam os sacos na rua, próximos das calçadas, até a chegada do caminhão. Nesse curto espaço de tempo os bichos espalham o lixo. Um problemão. A população pede providências dos órgãos públicos, sobretudo porque a região é habitada por morcegos. Outra novidade – se é que se pode considerar assim – é o surgimento de ratos de todos os tamanhos, roendo os dejetos que ficam no asfalto. O que fica, atrai pombas. “Isso é uma visão apocalíptica”, queixa-se um moradora.

 

Cobras, sapos, caracóis e formigas

Só faltam os gafanhotos para imitar as “pragas do Egito”, sem esquecer as infestações de mosquitos da dengue, obviamente. Mas outros bichos que atormentam os moradores são os caracóis. Dizem que na febre de criar “escargot”, alguns donos de propriedades rurais da zona sul compraram matrizes e as criaturas se espalharam, desenfreadamente. Bom, o que antes era uma zona rural virou conjunto de bairros e condomínios, a realidade da expansão habitacional da cidade. O homem invadiu a área dos bichos e não sabe o que fazer quando eles aparecem. Detalhe: não se pode consumir esses caracóis, eles cruzaram com espécies nativas e perderam a essência gastronômica e podem causar males à saúde.

 

Retirada de madeira

Pessoas que habitam áreas verdes espalhadas pela cidade relatam que as motosserras estão “comendo solto” (assim escreveu um morador). Segundo dizem, derrubam árvores para servir combustível de fogões e fornos em pizzarias. Isso é crime ambiental, ainda quando o mato é reserva pública. Outra prática é retirarem galhos caídos. Dá no mesmo, porque o que despenca de árvores ajuda na recomposição da mata.

 

Farmácias

Prezado colunista ficaste de descobrir a razão de tantas farmácias em Foz do Iguaçu. Isso quer dizer que a população está mais doente ou é caso de exploração comercial? Não é possível tantos empreendimentos assim, o que mais parece é uma guerra de marcas.

Joana M. C. Silva

 

É mais ou menos isso…

…uma empresa monta um estabelecimento na esquina e, logo, o concorrente aparece do outro lado. É bom para a geração de empregos. O problema é que cai a noite e todo mundo baixa as portas, obrigando a clientela ir ao centro da cidade. De outra maneira, há algo mais a ser observado: os supermercados foram obrigado por lei, a não venderem alguns produtos dedicados farmacológicos, mas há drogarias vendendo de tudo, doces, petiscos, balas, sorvetes e até mesmo produtos de higiene para a casa. No fim a população sai ganhando com as ofertas, independentemente se há ou não demanda.

 

Os preços

É impressionante a variação de preços nos medicamentos de um estabelecimento ao outro e isso aumentou bastante a procura, uma vez a concorrência obriga a reduções de preços para gerar oferta. Muitas redes disponibilizam medicamentos de graça, obedecendo as determinações governamentais.

 

 

Alô, alô pilotos de tanque…

…de lavar roupas! Teremos Sol pela frente e será possível desencalhar os cestos de vestimentas, toalhas, roupas de cama e panos de lavar pratos acumulados nos últimos 15 dias! Haja coisas para passar uma água. O problema será a secagem, porque a umidade é muito grande e isso requer paciência. A nota atende aos leitores que sempre querem saber as condições climáticas. O frio aparentemente dará um tempo, com as temperaturas oscilando entre 13 e 28 graus. Uma boa quinta-feira a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *