Coluna do Corvo
Aborto
Essa discussão alimenta fogueiras distantes da realidade. O Brasil deveria olhar para o mundo e encontrar um modelo sério e mais do que isso, realista. O índice de estupros e violência contra as mulheres é algo que não possui parâmetros e a sociedade é vítima de um modo em geral. Será que apenas os políticos representam a sociedade?
Nair V. C. Belarmino
Resultado da escolha
Debates como o aborto, pena de morte, armamento da população, dentre outras, são polêmicos e como manifestou a leitora, os parâmetros são diferentes entre países e continentes. Os deputados e senadores representam sim os interesses da população, bem como os vereadores. Por isso devemos escolher bem, refletir, pesquisar e conversar bastante antes do sublime momento de apertar o botão da urna.
Bobato trabalhando
Quem pensa que Nilton Bobato está só olhando os navios passarem ao largo se engana. Ele trabalha planos de governo, tanto que organizou uma discussão ocorrida na tarde/noite de ontem e um hotel da cidade, reunindo aproximadamente 60 pessoas. É a terceira realizada pelo grupo. “Independentemente de sair candidato ou não, o trabalho segue a correnteza”, revelou uma fonte próxima. Como esta nota foi redigida antecipadamente, não foi possível comentar o resultado. Fica para a próxima. Mas o Bobato sempre foi realista e diz aguardar a decisão da Federação Brasil Esperança. Ele quer apresentar o resultado do trabalho na primeira semana de julho, aí sim, com lançamento da pré-candidatura.
Modus operandi
Em verdade, fazendo as vezes de pré-candidato a prefeito pelo PV, o Nilton Bobato, cumpre um roteiro diferente do que tem sido visto em relação aos demais e prováveis futuros concorrentes. Ao invés de se preocupar com eventos de lançamento, ele faz reuniões com militantes do PV, pré-candidatos a vereador da Federação Brasil Esperança (PV, PCdoB e PT) e apoiadores e manda ver na proposta de plano de governo. “Só vamos fazer um ato de lançamento quando de maneira coletiva, construirmos uma proposta para Foz, que não seja apenas as ideias do candidato”, afirmou a este colunista o Nilton.
Falar nisso…
Uma notícia pautou os rumos das conversas que envolvem a Comissão Executiva Nacional do PT, que homologou, nesta segunda-feira 17, mais 15 pré-candidaturas a serem lançadas ou apoiadas pelo partido em cidades com mais de 100 mil eleitores. Cerca de 180 pré-candidaturas e coligações em compasso de avaliação para a indicação na estrada da Federação Brasil Esperança.
Chancelas
O PT está destinando apoio à vários partidos com ênfase ao PSDB, como este colunista tem corriqueiramente mencionado, mas há alianças com pré-candidatos do MDB, União Brasil, Republicanos, PSD e também PP. Foz ainda não apareceu na lista das negociações, mas segundo os especialistas no assunto, isso pode acontecer muito em breve.
Sonho de Valsa
Algo que parecia improvável na arte da política vem sendo realizado pelo Paulo Mac, de bancar o equilibrista de circo, girando as varinhas com a mesma quantidade de pratos da esquerda do Lula, direita do Bolsonaro e o centro da indiada que pende a balança. Como isso vai acabar, depende da habilidade de manter a louça girando. O sonho de consumo de todos os políticos é ter o apoio das três frentes.
Paulo em Curitiba
As más línguas sempre dão jeito de estragar a festa. Paulo Mac esteve na capital prestigiando a convenção do PP, ao lado das estrelas paranaenses do partido, leia-se o deputado Matheus Vermelho & Cia, a família Barros/Borghetti e afins. Ele posou para fotos, acenou para a plateia e esteve no palanque. Mas há quem diga que dedicou um tempinho para conversar com os advogados, em razão de um recurso do MP, que não larga do pé dele. Bom, o ex-prefeito vive com um olho no peixe e outro no gato. Parece que no tour, ainda sobrou tempo para molhar os pés no litoral sul de São Paulo e conferir obras.
Seo Túlio
Entra e sai eleição e o advogado sempre dá um jeitinho de aparecer. E é bem por esses tempos, no vácuo entre pré-candidaturas e eleições que ele surge, de um jeito ou de outro. Como será o Túlio dará em 2024 o seu ar da graça?
A agitação dos vices
Contaram para este colunista que há uma dança das cadeiras envolvendo os vices do Paulo. Estão fazendo a roda, em acordo com a moda caipira (junina), o Ney Patrício, Kalito Storckl, Camilo Rorato, Nanci Rafagnin Andreola, Gilmar Piolla e até o Xisto do União Brasil. O partido anda fazendo cara feia, sobretudo depois do anúncio dando conta da presença de Sérgio Moro no lançamento da pré-candidatura do Zé Elias.
Olha a cobra!
No ritmo junino, a quadrilha segue o compasso e lá pelas tantas, surge a informação que a família Francisquini mantém uma ativa conversa com frentes partidárias além do UB, em Foz. Isso é um sinal de fumaça com várias interpretações. O fato é que viveremos muitas emoções (como diz o rei Roberto Carlos), durante o processo.