Coluna do Corvo
Capitão Brasil
Estava outro dia no shopping e vi uma criança carregando um bonequinho esquisito. Fui olhar de perto e era a miniatura do Luciano Hang pensa? Afe! Corri para a área dos restaurantes à procura de uma bebida. Que tortura.
Bonner em Porto Alegre
O âncora, editor, chefão do Jornal Nacional e um dos apresentadores mais consagrados da nossa história está cobrindo a tragédia no Rio Grande do Sul. Há quem não concorde com isso, mas é hipocrisia dizerem que ele faz demagogia. É bem possível que as transmissões sejam responsáveis por boa parte das doações. O JN tem a audiência de 30 milhões de brasileiros. Ou mais.
Exposição
Mas é na liberdade do improviso que a gente acaba vendo o que há embaixo da saia de muita gente. Willian Bonner abriu uma de suas participações dizendo que estava num navio da Marinha, o contratorpedeiro Babitonga, “cercado de água por todos os lados”, puxa vida, que situação hein? Se é um navio, não é cercado de outra coisa, a não erguido em estaleiro. Cometeu duplo pleonasmo, “cercado de água” e, “por todos os lados”. Bom, apesar da redundância o emprego não é ilegítimo.
Ideias e mais ideias
A teoria é algo fabuloso e papel aceita tudo. O que não faltam são os pitacos para resolver o problema das enchentes no Rio Grande do Sul. Pelo visto isso será tema recorrente nos debates deste ano, nas campanhas pelas prefeituras. Que não me apareça um ex-prefeito dando a receita para inundações, porque se entrando e saindo, anos no poder, não conseguiram resolver as enchentes na JK, Boicy, e outras adjacências, é bem melhor não tocarem no assunto!
Vermelho Cidadão!
Este colunista recebeu com muita satisfação a notícia que o deputado Vermelho será agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu! Muito bem merecida a honraria, porque a folha de serviços é bem grande! Será dia 23 de maio, ao que parece e, teremos tempo, então, de retornar ao assunto.
Apanhado
Este colunista deu de fazer um levantamento das ações do Vermelho na Câmara dos Deputados. Não foram poucas. Primeiro que as folhas de anotações foram tantas, que acabou até o bloco e faltou tinta na caneta. O deputado está em todas as pautas importantes, algumas realizadas, várias em curso de realização e muitas encaminhadas para o futuro próximo, sem contar o apoio a diversos movimentos, como é o caso da luta pela manutenção do PERSE. Quem faz, merece!
Os pré e as andanças
Em geral os finais de semana são a praia do povo que faz a política; os leitores dão uma de paparazzi, registram com os celulares e enviam para esta, outras colunas e fazem festa nas redes sociais. Para variar, seo Paulo aparece em muitas fotos. Na maioria delas. Eita caboclo que está gastando a sola do sapato hein? Será que anda usando pó de prevenir chulé? O tipo de sapato que o Mac usa, só por Deus mesmo! Barbaridade! Polvilho Granado é a única coisa que resolve! No tempo que era prefeito, quem ia ao gabinete perguntava se tinha gato morto em algum lugar.
A tarefa do convencimento
Se há algo chamando a atenção é o exercício de alguns políticos em prover as redes sociais com intenções de aconchego aqui e ali. É o caso do atual vice, Delegado Francisco Sampaio, que paga posts se mostrando ao lado de Paulo Mac Donald Ghisi. Uns dizem que é para irritar o Chico Brasileiro. O prefeito, no entanto, teria confidenciado que não segue determinadas pessoas, logo, nem imagina o que andam postando.
Lado a lado
Quem acompanha as andanças do ex-prefeito Paulo garante que se ele fosse o Batman, o empresário Deoclécio Duarte seria o Robin. Mas segundo se sabe, isso está mais para amizade do que política, embora o conhecimento na área que o Deoclécio possui. Ele teria confidenciado que se filiou em partido, gosta da atividade, mas pensa diferente hoje em dia; acredita que a política deve ser inovada e arejada. O caso é que onde o Paulo está, Deoclécio está junto, vice e versa. Daí o “linguão” do povo se arrasta igual cobra sucuri.
Está certo
No fim o Deoclécio está coberto de razão. A gente só escuta falar em evolução, em inovação e seria natural se as pessoas com vocação política entendessem que os tempos exigem outra forma de encarar a prática. Vai chegar o dia que político das antigas, sem se espertar, não terá vez, com esse tanto de mudança e forma de pensar dos eleitores. É simples, eleitores fazem parte da população, sentem as dores dos erros nas administrações públicas e entendem que a renovação é importante. Políticos mais antigos e que aparecem bem nas fotos, são aqueles que trabalharam e realizaram. O populismo, em si, isso está aos poucos caindo de moda.