Coluna do Corvo

Política devagar

A única agitação na cidade fica por conta das indicações do General Silva e Luna. O povo quer saber quem assumirá a Secretaria da Educação e também o que falta. Outra área muito comentada é a Comunicação, se irá ou não virar primeiro escalão.

 

Agradando?

Conversando com os mais diversos setores, a indicações agradam, mas é impossível acertar 100%, um ou outro nome sempre será contestado. Montar lista de secretários e diretores é como acertar os 13 pontos, com a zebrinha solta. Mas isso é facilmente resolvido: o General vai trocar na primeira escorregada no tomate. Aliás, algumas pessoas que se espertem, porque já estão no alvo desde que foram convidadas. “Os discretos e que trabalham, não devem se preocupar”, alguém revelou a este colunista.

 

Na Câmara

Aumentam as especulações sobre uma provável mudança na lista de vereadores eleitos e reeleitos, por causa de um rabujo durante campanha. Há quem não durma com os anjinhos por esses dias. Refazendo as contas, cinco nomes correm risco. “Ah, isso é bobagem”, alguém disse ontem. Este colunista prefere confiar na velha frase da vovó: onde há fumaça…

 

Candidaturas

Nem tomaram posse para a legislatura que incia em janeiro, e já tem vereador eleito e reeleito se preparando para ser candidato a deputado. Um caso dos casos é a Valentina, do PT. Ela pretende repetir a candidatura de deputada federal. Se conseguir se consolidar como o único nome da esquerda na Câmara, passa a correr pelos quase 50 mil votos que o Lula teve na cidade.

 

Yasmin agora vai…

Ela arriscará a vaga de deputada estadual, dizem. É uma candidatura bem possível, e ela ensaiou isso em 2022. Agora pode enfim, participar do pleito. A vereadora conta com uma base forte na ala da juventude e pode ser um nome importante do PV, caso não mude de partido novamente.

 

Adnan

O vereador Adnan, no entanto, caminha a bons passos para ser um candidato competitivo pela ALEP. Na perspectiva do PSD lançar um bom nome para federal, Adnan pode emplacar uma dobrada a qual espera, obvio, que seja vitoriosa.

 

Presidência da Câmara

Todas essas articulações passam pela disputa do comando do Legislativo, que vai alterar significativamente a correlação de forças e de apoios. Hoje, três nomes podem levar a Casa de Leis: D’Britto (cada um escreve de um jeito), Adnan e Evandro. Mas pode haver surpresa…

 

 

 

No PT

A encrenca diminuiu, porque é sempre assim que acontece quando o tempo passa, e as pessoas acabam se esquecendo um pouco dos acidentes que ocorrem no percurso de uns e outros. A lista de debandada começou grande e deu uma encurtada, porque muita gente trabalhou nisso. “Fica, não sai não” e, outros apelos ajudaram na reflexão de alguns filiados. E quando situações assim foram diferentes no partido?

 

Remake

Certas coisas nos fazem entender com mais claridade que o tempo voa e, como dizia o já saudoso Ziraldo, “a velhice nos pega de surpresa”. Este colunista se lembra bastante e, muito bem, de quando, em 1988, a Rede Globo resolveu gravar as cenas iniciais da novela Vale Tudo em Foz do Iguaçu, com a dona Regina Duarte, Glória Pires, dentre outros não menos famosos. Se a emissora colocar Foz nas telinhas a cada 36 anos, já é um começo. Pode ser, num futuro distante, realizem uma trama da teledramarturgia de cabo a rabo na cidade.

 

Festerê

E a emissora apresentou o elenco à sociedade por meio de um coquetel no Hotel Internacional. Tinha até uma “cascata de camarões” objeto de fotografia dos convivas. Em segundos só restou a melancia com os palitos espetados. Barbaridade. Os diretores se queixavam que era uma tarefa impossível fazer as imagens em alguns locais, tamanha a quantidade de gente cercando o set. E, o elenco local teve oportunidade. Elmo, o garçom artista fez o papel de padre e muita gente se esbaldo aparecendo na Tv.

 

Black Friday

Algumas pessoas vieram de longe aproveitar a Black Friday e há depoimentos dos mais diversos, tipo: “esperava encontrar produtos com 70% de desconto e não de aumento”. A culpa é do dólar, que além de não baixar dificultou a reposição dos estoques, logo, o que seria liquidado acabou ficando com preços mais altos. Mas se comparado com a concorrência, vários itens estavam bem mais vantajosos. CDE e lojas no Brasil partem agora para o oferecimento dos produtos que irão parar embaixo da árvore de Natal.

 

Avenida Brasil

Este colunista passou por lá e gostou bastante dos soldadinhos de chumbo gigantes, postados nas esquinas, mas já havia sinais de depredação, com uma das peças sendo tombada por um infeliz. Graças a comerciantes e o funcionário de uma farmácia, o adereço não foi enfeitar a sala de alguém.

 

Depredação em Foz

A Terra das Cataratas às vezes é muito fustigada por gente que não respeita os bens públicos, a começar pelo mobiliário urbano. Qual prazer há em destruir coisas compradas com a grana coletiva e que servem a população? Pois há registro de furto até da grama em algumas praças? Puxa vida! Quebrar uma pia de banheiro, dependendo o estado norte-americano, rende até prisão perpétua. Quem duvida pode pesquisar. Coisas compradas com a grana pública são sagradas.

 

Papai Noel magrinho

As crianças adoram o “bom velhinho”, não interessa se gordo ou magro, importa tirarem uma foto e, “garantirem um presentinho”. Mas pensa, os “atores” sofrem com o calorão. Nos shoppings tudo bem, até dá para encarar por causa da climatização, mas nas ruas…

 

Mercado Barrageiro

Ontem não falavam de outra coisa na cidade. A expectativa era das maiores para a abertura do mercado. Este colunista foi fazer um happy our festivo e deu uma olhadela em todo o espaço. O comentário será certeiro na edição de amanhã, quinta-feira.

 

Iguassu Inova

Começa hoje 27 e vai até o dia 30 de novembro um festival que é bastante esperado, afinal é o maior evento de inovação, tecnologia e sustentabilidade do Paraná. É a primeira vez que o parque tecnológico abre as portas para toda a comunidade de Foz do Iguaçu e região. Haverá uma programação totalmente gratuita, envolvendo palestras, shows, festival gastronômico, parede de escalada, rapel, tirolesa, exposições tecnológicas e muitos mais atrativos. Na sexta-feira teremos a 21ª edição mais importante evento da área de tecnologias livres da América Latina, o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware; e a 13ª edição da maior Feira de Inovação das Ciências e Engenharias do Paraná, a FIciências, além do Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação, promovido pelo Sebrae e o Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Turismo, o Summit Tour, em parceria com a Embratur. Teremos um restinho de semana “mutieventico”. Ops, palavra inventada. Uma boa quarta a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *