Coluna Bico do Corvo

Retifoz 48 anos

Amanhã, domingão dia 06, uma das marcas mais queridas e respeitadas de Foz e Região chega aos 48 anos! É aniversário da Retifoz, ou “Retificadora de Motores Foz Ltda.” O Corvo conhece de perto da história da empresa e por vários aspectos, a começar pela satisfação dos clientes. Não foi uma, e, nem duas vezes que alguém disse: “leva lá o carro lá na Retifoz que os cara resolvem o problema”. Eles são especialistas em recuperação e manutenção de motores de máquinas de todas as marcas, por meio de peças originais, de altíssima qualidade, tanto na área de motores como na injeção diesel. É uma empresa que oferece excelente logística, levando em conta a posição geográfica.

 

O Corvo e as quatro rodas

Acontece que este passarinho é meio teimoso e gosta de entrar em fria, toda a vez que o assunto é a escolha de um automóvel. Mas a paixão pelo carro é uma síndrome de todos os brasileiros e este colunista não fica de fora da lista de pessoas que compram um veículo e não vende nunca mais. Logo, é bom fazer amizade com empresas na área da mecânica. Não riam, por favor.

 

A história

A Retifoz também se consolidou no mundo da publicidade, como anunciante em todos os projetos que surgiram na região. Poucas pessoas olham para esse lado, e aqui entre nós, só anuncia quem é dotado de competência e isso parece sobrar naquela empresa; praticamente uma indústria em tudo o que se propõe, com atenção aos clientes e profissionalismo. Aproveitando, aqui vai um abraço para os amigos Beto, Leoscar e o Ninja, as pessoas que mais atuam na linha de frente. O seo Leoscar inclusive é amigo do peito deste colunista corintiano! Um bom sábado amigos!

De impressionar

E com atributos assim, com obstinação e vocação, o tempo é vencido e basta colher os louros. Não faz muito tempo o Corvo foi visitar os amigos lá na Retifoz e pediu para conhecer os setores de trabalho, verdadeiros laboratórios. Bateu uma ponta de orgulho em saber que há uma empresa assim, num segmento que exige tanta responsabilidade e em nossa cidade. Na edição de terça-feira, o GDia publica uma matéria relatando a história da empresa.

 

Futebol no mundo

Muita gente anda inconformada com o desempenho da seleção feminina, por não conseguir passar a fase de grupos. Mas a Alemanha também ficou pelo caminho e a seleção do Marrocos foi adiante. E qual o problema do esporte evoluir em países pequenos e sem tradição, como o caso da Jamaica? Vamos recordar a campanha do Marrocos no masculino. Até o Corvo fez torcida. O esporte está sendo renovado e o Brasil precisa olhar para isso, sobretudo quando 90% do elenco atua na Europa.

 

Martha & Cia

É mesmo de estranhar essa ausência de títulos em Copas, quando as meninas brasileiras fazem o maior sucesso nos gramados. Uma pena a Martha se despedir da seleção e não levantar o caneco dos sonhos. Lá vem os Jogos Olímpicos e será que alguma coisa vai mudar? Ou a dona Pia Sundhage continuará mandando, sem aprender o português? O Corvo pesquisou e segundo algumas informações ela até conversa em nosso idioma, mas prefere o inglês, quando concede entrevista. Não seremos injustos.

 

Lula e o desmatamento

Contaram para o Corvo que o governo fez a maior festa quando soube sobre a avaliação de queda no desmatamento da Amazônia. Ainda estavam eufóricos, se cumprimentando quando saiu o resultado do cerrado: recorde em derrubada. Uma barbaridade, é igual no curral, a gente segura um porco e os outros escapam.

 

Vale à pena

Os cuidados com o maior reduto florestal do planeta rendem muitos elogios e atraem investimentos. Custa muito caro preservar a Amazônia e a tarefa se torna impossível sem a ajuda internacional. Bolsonaro quis pregar ares de soberania, do tipo “cuidamos do que é nosso” e sabemos qual foi o resultado: desmatamento, garimpo, genocídio indígena. O Brasil não permitiu a intromissão, mas no fim abandonou. É difícil avaliar o que é pior.

 

Todo mundo quer

É muito grande o interesse na Amazônia; tudo o que há por lá é considerado “tesouro”, a água, as matas, os animais e que há por baixo, os minérios. Se depender do extrativismo, onde e a sustentabilidade é zero, nossa geração corre o risco de ver nascer um deserto. Se é que isso já não está no curso, devido às instabilidades climáticas.

 

Hoje não

O Corvo recebeu algumas cartinhas bem desafiadoras sobre a política local, mas preferiu checar as informações antes de publicar. Um ou dois dias não farão diferença. Parece que temos uma bomba à caminho e assunto de certa forma reservado. Dá-se por séria a informação, quando ela não vaza antes nas redes sociais.

 

Sem especulações

Como o Corvo escreveu na edição da última sexta-feira (ontem), não adianta trabalharem muito com expectativas partidárias e o viés ideológico. Tudo pode mudar, porque partidos da esquerda e que se diziam conservadores, e estão migrando para o Centro, com interesse de apoiar a esquerda. Tá feita a confusão na cabe de muita gente.

 

“É difícil”

Foi a única coisa que o Corvo ouviu de uma autoridade das estatísticas à respeito de emplacarem o segundo turno em Foz. Segundo informou, do jeito que as coisas estão se movendo, mesmo se houver o segundo-turno, a eleição corre risco de ser definida no primeiro. Ficou assim um ar de incógnita na informação. Que dizer que algum candidato fará maioria expressiva dos votos no primeiro turno? Quem será o milagreiro?

 

Falar em clima

Amigos, estamos em pelo inverno e ontem foi necessário ligar o aparelho de ar-condicionado, do contrário o Corvo seria devorado pelos pernilongos. É para se ter uma ideia do verão duplo, ou seja, a temporada antecipada pela primavera desregrada. Um amigo que trabalha com a análise do clima se disse um pouco preocupado com o que pode acontecer em setembro. Em 2023, as condições são muito próximas do ano em que um temporal devastou o Porto Meira. Não vamos criar pânico, mas se é assim, o ideal é começar a prevenir, antes que o gelo desabe em cubos do céu. Se bem que é difícil segurar os tijolos que caem, amassando até a lataria dos automóveis.

 

24% de pavimentação

E pensar que a estimativa de entrega do primeiro trecho da Perimetral leste era em outubro do ano passado. Quem conhece de engenharia garante que não entregam até o final deste ano e a demanda avançará meses em 2024. Que situação?

 

BR 469

Se a Perimetral está devagar, a duplicação da BR-469 avança e trabalham duro em nivelar o terreno à altura da pista atual. Primeiro fizeram os buracos, enormes, e agora dá-lhe fechar tudo de novo. Mas são questões de engenharia e o Corvo não vai ficar metendo o bedelho em coisas que não sabe.

 

Segunda Ponte

O presidente eleito do Paraguai teria ido sozinho conferir a Ponte da Integração. Ele atravessou a estrutura a pé e foi reconhecido só quando estava retornando. Confidenciou para os trabalhadores que espera inaugurar oficialmente a obra em seu governo. Bom, até lá, pode ser, encurte o caminho entre paraguaios e argentinos. Uma tragédia isso, ter a ponte e ver os caminhões passando em dobro pelo centro de Foz. Corremos esse sério risco. Foi o que revelou uma autoridade. Sim, porque depois da ponte inaugurada, os paraguaios não querem saber de caminhões no centro de Ciudad del Este.

 

Esquadrilha

Foi possível ouvir os motores dos aviões da FAB em vários pontos da cidade. De quebra dava para vê-los também, dependendo da região. Para o Corvo, que estava no setor Sul, foi um regalo. E a apresentação foi mesmo mágica, debaixo de uma belo “céu de brigadeiro” sem ventos e nuvens. A natureza conspirou para que o espetáculo desse certo. A boa alma de Santos Dumont deve ter se alegrado.

 

Dupla felicidade

Nada mais original para a região os aviões se exibirem sobre outra paixão de Dumont, as Cataratas do Iguaçu. Toda a vez que o Corvo viaja e fala sobre a aventura de Dumont em conhecer e emancipar as Cataratas, as pessoas ficam estupefatas e dizem que nem faziam ideia do assunto. Taí algo que devemos narrar mais.

 

Dia dos pais

O Corvo andou recebendo cumprimentos pelo Dia dos Pais, mas ainda há uma semana pela frente. Várias pessoas se anteciparam no calendário. Mesmo assim agradecemos a lembrança e desejamos um excelente final de semana a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *