No Bico do Corvo
10
Sinais de boa convivência
O Vereador Kalito postou uma foto com o ex-presidente da Câmara, Fernando Duso. Em tempos em que o ódio político assusta muitas pessoas, é muito bom ver gente de posições ideológicas diferentes conversando e construindo pontes. Duso, como é sabido, é do PT e Kalito do PSD, com muita proximidade com o deputado estadual Matheus Vermelho.
Mas o que deve ter sido dito?
Kalito tem confessado que quer ser candidato a prefeito e as conversas mais amplas fazem parte da sua estratégia em dialogar com as forças políticas. Duso possui ainda forte influência no PT e tem se aproximado de nomes relevantes no partido. Ao que tudo indica, 2024 será um ano de muita emoção nas quatro linhas da política.
PSD possui muitos candidatos para poucas vagas
Ao menos quatro nomes do PSD querem disputar a eleição para prefeito: são eles, os vereadores Kalito, Adnan e Ney Patrício, além do deputado Luciano Alves. Nas entrelinhas dizem que o partido terá muito trabalho para resolver questões numéricas, até porque o prefeito Chico não anda realizando movimentos em direção alguma. Nos bastidores, porém, ainda há muita insistência de que o Ney mantenha a sua preferência.
Sensibilidade
Dependendo do desenrolar das candidaturas no PSD, e, de quem colocará a “mão na massa”, poderá acontecer uma debandada. Será difícil agradar a tantas pessoas com o ego mais inflado que balão de festa. Não é segredo que o deputado Bakri anda fazendo das suas na cidade e, é preciso saber se o que dizem é verdade. O Corvo como possui um canal direto, e muito bom, com o líder do governo na ALEP deve consultá-lo para saber se há exageros em seu nome.
Bobato segue tentando
Como publicamos, o secretário Nilton Bobato foi à Itaipu na semana passada para visitar o Diretor do PTI, Irineu Colombo. Não se sabe ainda a pauta, mas com certeza, Bobato articula com os “novos” petistas, os que chegaram na cidade depois da eleição de 2022. Os “velhos” petistas estão um pouco de lado, observando o andar da carruagem.
Reclamação
Uma professora da Unila reclamou nas redes sociais do vereador Galhardo. Segundo ela, uma fã, mais para “cabo eleitoral”, anda espalhando vídeos do parlamentar no grupo de estudantes da universidade. O grupo é destinado a informações na área do ensino, mas os vídeos são puramente de questões policiais e denúncias contra a prefeitura. Pegou mal. Um aluno ouvido pela coluna disse que realmente está chato ver as seguidas postagens.
Estratégia das antigas
Um professor da área de comunicação ouvido pelo Corvo explicou que essa estratégia de espalhar postagens nos grupos de Facebook é algo da década passada. Usuários de redes sociais têm preferido outros padrões de compartilhamento e conteúdos também e quem usa essas práticas pode se comprometer em 2024. O político pensa que está agradando e no fim das contas está é queimando o filme.
Uma ideia
Então seo Corvo, deveriam criar uma Lei, para os políticos em exercício comparecerem aos atos públicos, mas de outra forma. Hoje eles simplesmente aparecem para tirar fotografia em cima do palanque, mas que tal se prefeito, vice, secretários e diretores de cada secretaria, bem como os vereadores e assessores, formassem um bloco e desfilassem na rua? Até os juízes do Fórum poderiam desfilar também. Veja, se são servidores e pagos com o dinheiro público, não seria importante para a população saber quem são todas essas pessoas?
T.M.B.R (A leitora pediu para não ter o nome divulgado).
O Corvo responde: certa ocasião, o Corvo foi visitar um parente em uma cidadezinha norte-americana e coincidiu com o dia da Independência do país, em 04 de julho. Acreditem, aconteceu exatamente como a leitora descreveu na nota acima. Todos abriram o desfile, prefeito, xerife, promotores, juízes, vereadores e também os deputados eleitos pelo condado. No Brasil há lugares em que as autoridades desfilam também, mas é raro. O único que encara a avenida é o prefeito, para fazer a abertura do evento.
Fartal
O Corvo deu de investigar a quantas anda a aprovação de realização da Fartal no Gramadão. A maioria das pessoas entrevistadas foram indiferentes, mas todos disseram que gostavam do evento na Terceira Pista, como nos velhos tempos. Ouvindo amigos antigos, muitos ainda dizem que a Vila A, está distante da cidade, como fosse outro município. Mas a aprovação é boa e muitas pessoas entendem que isso pode gerar economia, uma vez que a estrutura está praticamente montada, com palco, acessos e boa oferta gastronômica. O Gramadão é o local preferido dos iguaçuenses nos finais de semana.
Parque à vista
Alguém conversou com o General Silva e Luna sobre a mata que há no Batalhão, ocupando imensa área no Centro da Cidade. Ele disse que está estudando um projeto para a mudança da unidade do Exército e com isto, a liberação do bosque para os moradores. Que bela notícia hein? Como foi comandante do Exército, deve conhecer bem os trâmites e o caminho para a solução. Taí uma primeira promessa de campanha se concretizando, caso ele saia mesmo candidato.
Muitos parques
Até pouco tempo a população reclamava a falta de praças e áreas de lazer, apesar de Foz abrigar um baita Parque Nacional. Pode-se dizer, por este aspecto, que Foz é tipo “bunda de fora” ou “calça de veludo”. Nos próximos cinco anos poderá abrigar vários parques lineares, uma enorme área ambiental na Vila A; a revitalização do Bosque Guarani, a Beira Foz e agora a ideia do Bosque do Batalhão. Haja verde para contemplar.
Outro lado
O PT estaria organizando um encontro nacional em Foz e claro, a grande estela do evento seria o presidente Lula. Segundo informaram o Corvo, isso pode acontecer no segundo semestre, tempo suficiente para a entrega de uma importante obra. Qual será? Contando os dedos, tem tudo para ser a inauguração oficial da segunda ponte e o primeiro trecho da Perimetral.
Bombardeio
Ao que parece, a área do trevo da BR-469 com Avenida Mercosul está bem difícil de concluir. Há uma porção de perfuradores no local e também explodindo as rochas. Segundo falou um engenheiro, a operação deve garantir a qualidade do piso e também facilitar o escoamento de água dos ribeirões. É uma demanda de cunho ambiental. Ao que parece, o prazo vai furar de novo. As autoridades trabalhavam com a expectativa de que a obra fosse concluída até julho deste ano.
Nas redes
No fim das contas, chega a dar um arrepio abrir uma rede social e dar de cara com um político enviando mensagens de “bom início de semana”, e dali uns dias, desejando um “bom final de semana”, e coisa e tals. Francamente é preciso bem mais do que isso para conseguir emplacar um voto. Limpar as fotos das mensagens dos celulares dá um trabalhão, por isso não é uma boa enviar. Se há quem se incomode até mesmo com os amigos, o que dizer de políticos, carregando a memória dos aparelhos?
Aquafoz
Nesta quinta-feira, 1 de junho, às 8 horas, acontece a assinatura da ordem de serviço do AquaFoz, o tão sonhado espaço que ajudará a ampliar o rol de atrativos. Aquários além de atraírem muitos visitantes, ampliam a permanência deles na cidade. Quem convida é o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo. Na ocasião será assinado termo de cooperação entre a SETU/PR, FECOMERCIO e SENAC, para a oferta de cursos gratuitos para a formação de mão de obra no setor de Turismo em todo o Paraná.
McFraude
Covo, a gente se esforça para agradar os filhos e quando se trata de locais como uma famosa rede de hambúrguer é difícil convencê-los do contrário ou até mesmo arranjar opções mais baratas. Ir a uma lanchonete, por exemplo, acaba em choro, mesmo se o oferecido lá seja superior ao que propõe a marca famosa. Fazer o que? Daí colocaram uma propaganda na TV de encher os olhos e fomos lá comprar lanche para toda a família, considerando que cada “combo” custava R$ 48,00. Pedimos então o tal lanche e a decepção foi enorme: mal preparado, sem a metade dos componentes anunciados e ainda por cima com fatias enormes de tomate quase verde. Tentei ligar para reclamar e cadê de atenderem? É bom que os responsáveis pela loja no centro de Foz saibam o que anda acontecendo.
L.F.C.V (A leitora pediu para não ter o nome divulgado
O Corvo responde: a notinha que a leitora enviou é bastante grande e completa, mas precisou ser abreviada. Ela em nada denigre a rede de lanches, apenas expressa sua indignação e também menciona que estranhou a falta de padrão de serviços, que antes funcionavam como um relógio. Este colunista pede aos consumidores que em casos assim recorram ao PROCON, porque frustrar as expectativas da família, pagando caro, é digno de denúncia. O Corvo também tentou contato com a loja e não obteve retorno.
Bem mais em conta
Foz do Iguaçu é uma opção muito boa para apreciadores do famoso hambúrguer. Há várias opções, a começar pelos food trucks, espalhados em diversos pontos estratégicos. No mais, com certos cuidados e carinho, é possível fazer, em casa, lanches com qualidade muito superior às redes e por até ¼ do preço. Com a grana curta não custa tentar.