Lula caminha no hospital após cirurgia e segue em recuperação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, segue em recuperação após passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça. Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula está lúcido, orientado, alimenta-se normalmente e já caminha pelos corredores. Agora, ele está sob cuidados semi-intensivos, com previsão de alta para o início da próxima semana.
Na terça-feira (10), o presidente foi submetido a uma cirurgia para drenar o hematoma, consequência de uma queda ocorrida em outubro. Na quinta-feira (12), Lula passou por um procedimento complementar, chamado embolização da artéria meníngea média, para prevenir novos sangramentos. Ainda no mesmo dia, o dreno intracraniano foi retirado.
Recuperação e recomendações
Apesar do quadro de recuperação estável, os médicos recomendaram repouso relativo para evitar esforços físicos e estresse emocional. A equipe médica também destacou que não há sequela ou comprometimento das funções neurológicas do presidente.
No vídeo publicado em suas redes sociais, Lula aparece caminhando pelo hospital ao lado do médico neurologista Marcos Stavale e da primeira-dama, Rosângela Silva, conhecida como Janja. Ele agradeceu pelo apoio recebido e destacou a dedicação da equipe médica: “Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte. Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando”.
Entenda o caso
O presidente foi internado na segunda-feira (9), após relatar fortes dores de cabeça. Um exame de imagem identificou uma hemorragia intracraniana, causada por um hematoma formado após a queda sofrida em outubro. O sangramento foi localizado nas regiões do lobo frontal e parietal, áreas fundamentais para o controle motor, habilidades cognitivas e processamento sensorial.
Segundo os médicos, o hematoma não estava diretamente na região da batida, mas foi causado pelo movimento do cérebro dentro do crânio. O procedimento realizado na quinta-feira visou reforçar a segurança para evitar novos problemas.
Próximos passos
A previsão é que Lula receba alta no início da próxima semana, com continuidade do repouso relativo em casa. Durante a internação, as visitas estão restritas à família. Apesar de apto a trabalhar, a orientação é que ele evite qualquer atividade que possa gerar estresse.
- Da redação com assessorias / Foto; reprodução Intagran