Lentes de contato é alternativa para quem quer ter mais liberdade

Foz Cataratas Poker Futsal vence Joaçaba pela segunda rodada
15 de abril de 2019
15 de abril de 2019

Lentes de contato é alternativa para quem quer ter mais liberdade

Se você usa óculos e deseja ter qualidade visual, as lentes podem ser uma boa opção. Pergunta ao seu oftalmologista sobre os benefícios e das possibilidades

O uso de lente de contato é uma forma efi ciente de trazer qualidade visual, desde que tenha acompanhamento médico. Representa uma alternativa aos óculos. Pessoas com miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e por necessidade estética são potencias usuários de lentes de contato.

 

COMO SÃO AS LENTES DE CONTATO

As lentes de contato são pequenos discos que podem ser rígidas, gelatinosas ou híbridas de silicone hidrogel. O objetivo é corrigir problemas oculares, proporcionando uma melhor visão no dia-a-dia e facilitar a prática de esportes.

VANTAGENS

Quando comparadas aos óculos, as lentes de contato permitem: – Maior campo visual; – Menor distorção e tamanho mais realista dos objetos;

– Aumento da autoconfiança;

– Eliminação dos óculos embaçados e dos pontos de pressão no nariz e as orelhas.

O uso bem sucedido de lentes depende também da motivação e interesse durante o período de adaptação (período para que a córnea se “acostume” com a presença da lente)

Diferentes dos óculos, elas exigem cuidados de limpeza, desinfecção e armazenamento. É importante seguir as orientações do seu oftalmologista para o uso correto e realizar a manutenção adequada.

Cuidados necessários :

– TEM PRAZO DE VALIDADE? Sim! Elas têm vida útil. Passar o prazo de validade equivale a usar o produto que já não está em
boas condições. Isto pode gerar alterações oculares e danos para a visão.
Tempo: use a lente de contato dentro do prazo orientado pelo oftalmologista.

– É essencial sempre lavar as mãos antes de tocar nas lentes e seguir à risca as recomendações do fabricante. Além disso, use sempre solução própria para o seu tipo de lentes de contato.

– Outro detalhe importante é trocar de estojo com a frequência necessária. Você pode até limpar direitinho as suas lentes, mas ainda pode correr riscos sérios de infecção se não trocar o estojo regularmente. Recomenda-se substituí-lo a cada três meses.
– Quem usa óculos e já conhece seu grau, muitas vezes resolve arriscar e comprar lentes de contato.

Porém, a transição deve ser feita com acompanhamento médico. Não se recomenda simplesmente comprar na ótica ou internet. Você deve fazer o teste com a lente pode ser que um tipo não seja apropriado para você. Depois disso, quando o
médico determina a lente certa, é preciso fazer acompanhamentos periódicos” e exames para avaliar a condição ocular, levando em conta as características oculares de cada paciente. Seu oftalmologista dirá se suas lentes de contato estão na posição certa para enxergar com qualidade.

UTILIZAÇÃO
Embora as lentes de contato possam estar bem adaptadas aos olhos, elas continuam sendo um corpo estranho. Por isso, o uso
intercalado de óculos e lente de contato é recomendado. Pode-se indicar o uso de óculos, pelo menos, por poucos períodos durante o dia, por exemplo, em casa, ao acordar, ou antes, de dormir.

Dr. Renato Tolazzi
CRM: 16005
Médico Oftalmologista
Diretor Técnico do IMOF
Membro da Sociedade
Brasileira de Oftalmologia

 

 

 

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA