Itaipu constrói o maior viaduto do Paraguai em Ciudad del Este

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável acontece em Guarapuava
17 de junho de 2019
Primeira etapa das obras na pista do Aeroporto de Foz será entregue dia 28
17 de junho de 2019

Foz do Iguaçu não é a única cidade beneficiada com obras de grande porte patrocinadas pela Itaipu. Em Ciudad del Este a binacional deu início ao viaduto com a maior envergadura já construído no Paraguai. A obra terá investimento de US$ 11 milhões.

Pela importância da obra, que resolve um histórico problema de trânsito na capital de Alto Paraná, o presidente Mário Abdo Benítez compareceu à cerimônia que deu início às obras e posou para fotos ao lado e máquinas pesadas que serão utilizadas no empreendimento.

O diretor-geral paraguaio da Itaipu, José Alderete afirmou que este viaduto é uma obra singular e representará uma solução para os congestionamentos de trânsito que ocorrem nesta área. “Este multiviaduto será o maior do país, não existe outro deste gênero no Paraguai. É três vezes maior que o superviaduto de Assunção e irá custar a metade”.

A obra deve ficar pronta em 20 meses e irá gerar 200 empregos diretos. O projeto do viaduto foi desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional, sob a supervisão de engenheiros da Itaipu.

O viaduto foi projetado para oferecer uma solução viária e urbanística definitiva ao problema grave de trânsito no quilômetro 7 da rodovia Gaspar Rodriguez de Francia e Júlio Riquelme, por onde passam 60.000 veículos por dia.

Os técnicos explicaram que está prevista a construção de cinco pontes, três túneis, quatro intersecções e duas rampas de acesso, além dos cruzamentos e passarelas para pedestres fazerem a travessia em segurança.

Adelino de Souza – Foto: Itipu/PY

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA