Puerto Iguazú vai receber no início de julho a 62ª Cúpula do Mercosul

A 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados será de 3 a 4 de julho em Puerto Iguazú, município argentino unido à Foz do Iguaçu pela Ponte Internacional Tancredo Neves. Para o encontro, organizado pelo governo da Argentina, que detém a presidência semestral do bloco econômico, são esperados os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai). Lula e Marito Abdo poderão se encontrar sobre a Ponte da Integração.

As datas da Cúpula do Mercosul já constam da agenda oficial do bloco sul-americano. A programação prevê, no primeiro dia (3 de julho), a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), instância integrada por ministros de cada governo. No dia seguinte, 4 de julho, será a vez do encontro dos chefes de estado, com a presença aguardada dos presidentes e convidados. O local do encontro ainda não foi divulgado oficialmente. Esta será a segunda vez que Puerto Iguazú recebe uma edição da cúpula, a primeira ocorreu em 2004.

A reunião semestral deve ser marcada por debates como as novas exigências ambientais apresentadas pela União Europeia em relação ao acordo com o Mercosul, além da crise econômica na Argentina e das discussões em torno da intenção uruguaia de firmar acordos diretos com a China ou países da Ásia–Pacífico. O argentino Alberto Fernández irá repassar para Lula, ao término do encontro, a presidência rotativa do bloco. A próxima cúpula, que será organizada pelo governo brasileiro, está prevista em dezembro de 2023 ou janeiro de 2024.

 

Encontro

O presidente Mario Abdo quer aproveitar a presença de Lula na região para um aperto de mão sobre a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu. A data provável, apesar de nenhuma confirmação oficial, é o dia 4 de julho, quando termina a cúpula do Mercosul em Puerto Iguazú.

A informação é do jornal La Nación que não descarta, caso havendo o encontro, de uma cerimônia de inauguração parcial da passarela internacional, que está com 99% das obras concluídas desde o final do ano passado. Apesar de praticamente pronta, as obras nas vias de acesso a Ponte da Integração estão com o cronograma bastante atrasados – 20% da Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu e 50% do Lote Urbano, em Presidente Franco.

 

  • Da Redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *