Puerto Iguazú sediará IX Congresso Internacional do Pica-Pau

O IX Congresso Internacional do Pica-Pau será realizado em Puerto Iguazú, Argentina, de 11 a 14 de agosto, marcando a primeira vez que o evento ocorre fora da Europa. Organizado pelo Grupo de Interesse Especial do Pica-Pau (SIG) da Sociedade Ornitológica Alemã (DO-G), em parceria com o Instituto de Biologia Subtropical (IBS-UNAM-CONICET), o congresso acontecerá no Hotel Saint George e contará com conferências e saídas de campo para observação de aves.

A escolha da Argentina como sede do evento se deve à sua rica diversidade de ecossistemas florestais e à presença de várias espécies de pica-paus, incluindo algumas ameaçadas globalmente. Este congresso pretende conectar pesquisadores de pica-paus da América do Sul com colegas de outras partes do mundo, promovendo trocas de conhecimento e colaboração científica. As apresentações e pôsteres serão em inglês e os anais do congresso serão publicados na Acta Ornithologica.

As sessões do congresso começarão na manhã de segunda-feira, dia 12 de agosto, com palestras plenárias de renomados pesquisadores, como Valeria Ojeda, Hugo Robles, Morgan Tingley e Kerri Vierling, que compartilharão suas descobertas sobre pica-paus em diversas regiões, incluindo o sul da Argentina, norte da Espanha, Califórnia e Idaho.

Na terça-feira, 13 de agosto, os participantes farão uma excursão ao Parque Provincial Urugua-í, onde mais de 350 espécies de aves foram registradas. Divididos em grupos menores, eles explorarão trilhas na área protegida. Entre as espécies que podem ser vistas estão o pica-pau-pintado-branco, pica-pau-listrado, pica-pau-pintado, pica-pau-robusto e, raramente, o pica-pau-capacete. Outras aves notáveis da região incluem o pica-pau-de-cara-preta e o pica-pau-cinzento.

Na parte da tarde, os congressistas visitarão o “Corredor Verde”, uma área de restauração florestal que conecta o Parque Provincial Urugua-í ao Parque Provincial Guardaparque Horacio Foerster. Eles aprenderão sobre restauração florestal e ecoturismo, além de visitar o primeiro ecoduto sobre uma estrada na América do Sul.

Os anais do congresso, assim como os de 2014 e 2019, serão publicados na Acta Ornithologica. Após o evento, os palestrantes e autores de pôsteres serão incentivados a submeter manuscritos para a seção especial da revista, que passarão por revisão por pares.

  • Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *