Paraguai anuncia compra de seis aviões de combate para apoio ao combate ao crime organizado
Autoridades dos órgãos de segurança anunciaram que o Governo se prepara para adquirir seis aeronaves Super Tucano, que serão utilizadas para fortalecer a segurança do espaço aéreo e combater o crime organizado.
A porta-voz do Governo, Paula Carro, apresentou os dois decretos do Poder Executivo que autorizam as Forças Armadas a adquirir aviões através de meios excepcionais, por um lado, e o Ministério da Economia a realizar procedimentos de financiamento, por outro.
O chefe do Conselho de Defesa Nacional (Codena), Cibar Benítez, destacou que as aeronaves são necessárias para maior soberania do espaço aéreo e para enfrentar uma das principais ameaças ao Estado paraguaio, que é o crime organizado e o tráfico de drogas.
“Para isso é necessária uma maior presença do Estado, uma maior soberania, uma presença em todo o território: espaço terrestre, aquático e espaço aéreo”, disse em conferência de imprensa.
A compra da aeronave Super Tucano faz parte do investimento de US$ 500 milhões em defesa e segurança que o presidente Santiago Peña anunciou que fará nos próximos anos. O Ministro Secretário de Codena anunciou que o próprio Chefe de Estado anunciará dentro de poucos dias um plano de reforço das forças terrestres, no âmbito deste objectivo do Governo.
Com o reforço das forças aéreas e terrestres, será reforçada a capacidade do Estado para uma política de segurança que tenha o cidadão como centro.
Indicou que já existem conversas com o país que poderá fornecer os aviões e a compra através de exceção é o processo mais eficiente e célere do ponto de vista financeiro.
- Agência IP