Mundial de Balonismo será realizado a 50 km de Foz

O Paraguai vai sediar, pela primeira vez, um campeonato mundial de balonismo. Entre os dias 28 e 31 de agosto, a cidade de Yguazú, localizada a apenas 50 quilômetros de Foz do Iguaçu, vai receber 30 pilotos de mais de 20 países, transformando o céu da região trinacional em cenário de uma competição inédita na história do país.

O 1º Campeonato Mundial de Balonismo do Paraguai será realizado paralelamente à 26ª edição da Expo Yguazú, na Escola Japonesa, combinando esporte, cultura e gastronomia. A iniciativa integra a programação do Latin America International Balloon Festival e tem o apoio da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur), que declarou o evento como de interesse nacional.

Além das provas técnicas, o evento contará com voos panorâmicos em balões presos por cordas, permitindo ao público subir até 30 metros de altura para experimentar a sensação do voo livre. Os competidores devem percorrer uma rota entre o Parque Ito e o centro urbano de Yguazú, oferecendo vistas privilegiadas da vegetação do Alto Paraná.

 

Pilotos de destaque internacional

Entre os participantes estão nomes consagrados do balonismo, como Endo Mamoru (Japão), com mais de 35 anos de experiência e 2.500 horas de voo, Gilles Leclercq (França), instrutor reconhecido mundialmente, e o tricampeão brasileiro Warley Macedo, além de representantes de Malásia, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Países Baixos e Letônia.

“O evento é muito importante para o nosso município, e vamos acolher bem os competidores para que o evento cresça ainda mais no próximo ano”, afirmou o secretário municipal de Turismo de Yguazú, Enmanuel Fernández.

 

Turismo de eventos

Com fácil acesso pela Rodovia PY02, a partir da Ponte da Amizade, Yguazú pode ser alcançada em cerca de 40 minutos de carro a partir de Foz do Iguaçu. Fundada por imigrantes japoneses, a cidade tem se consolidado como destino emergente na região trinacional, especialmente em iniciativas de turismo de natureza, eventos e gastronomia.

A expectativa é que o Mundial de Balonismo movimente hotéis, restaurantes e serviços turísticos nas três cidades da Tríplice Fronteira — Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) — impulsionando a integração regional por meio de eventos internacionais.

 

  • Da redação
  • Foto: Rodrigo Weis/Ag. Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *