Ministério do Paraguai autoriza início de obras do porto e zona primária da Ponte da Integração
Estruturas são essenciais para garantir o ingresso e saída de cargas do país pela segunda ponte com o Brasil entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) emitiu a ordem de serviços para o início, por parte dos consórcios vencedores das licitações, das frentes de trabalho que irão atuar na construção de duas importantes estruturas que integram o Corredor Metropolitano Leste, rodovia que vai ligar a cabeceira da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai a PY02, via que liga a Ponte da Amizade a capital Assunção. As obras em questão são do Terminal de Cargas da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP) e a área primária dos acessos da nova passarela sobre o rio Paraná, que teve os trabalhos concluídos no final do ano passado.
O porto da ANNP, lembra a rádio La Clave, é realizado no âmbito da “Chamada MOPC nº 97/2021 Concurso Público Internacional para o Desenvolvimento do Projeto Executivo e Construção do Terminal de Cargas ANNP na cidade de Presidente Franco. AD Referendo sobre Reprogramação Orçamentária, ID nº 402.399”. O projeto inclui um centro de procedimentos aduaneiros, armazéns, plataforma de verificação, guarda, pórtico de acesso, balança e ilha de scanners.
As obras da estrutura estarão a cargo do Consórcio CEP (Puntal Construcciones, Caldetec Ingeniería SRL e Edivi SA) e supervisionadas pelo Consórcio Integração (Tecnodinámica SRL, Icasa SA e Consultora de Calidad SA). Enquanto isso, a construção da zona primária está no âmbito da “Chamada MOPC No. 103/2021 Concurso Público Internacional para o desenvolvimento do projeto executivo e construção da zona primária dos acessos do lado paraguaio ao segundo ponte sobre o rio Paraná entre as cidades de Presidente Franco e Foz de Iguazú. Ad Referendum à reprogramação orçamentária. ID nº 402.487”.
As intervenções, neste caso, estão a cargo do Consórcio TIV (Tocsa, Implenia e Vial Sur SA) e supervisionadas pelo Consórcio TRSA-TECMA (TRSA Ingenieros y Consultores, Tomas Robert Sosa Aguilera e Tecnología y Medio Ambiente, Ingeniería y Consultoría SA). O empreendimento rodoviário envolve a construção dos seguintes blocos: edifício de entrada para o Paraguai, edifício de saída do Paraguai, edifício de manutenção e edifício de controle de carga.
- Da Redação / Foto: Governo do Paraguay