Avançam as obras para construção de viaduto do km 10 na PY02 em Ciudad del Este

As obras do futuro viaduto no quilômetro 10 da Rodovia PY02, em Ciudad del Este, avançam com a construção de faixas de retorno temporárias para manter o tráfego fluindo durante a execução das intervenções principais. O projeto é financiado pela Itaipu Binacional e executado pelo Consórcio Acaray-Tocsa, sob supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

No quilômetro 8,5, está sendo implantado um retorno que organizará o trânsito dos bairros da região de Monday, permitindo a conversão de forma mais segura. Segundo Fernando Barúa, da Superintendência de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, essa medida é essencial para substituir a manobra à esquerda que hoje é feita diretamente no quilômetro 10.

A estrutura do novo retorno terá três ramais: uma faixa de desaceleração ao sul, onde está em execução o subleito melhorado, e duas faixas ao norte, destinadas ao retorno e à aceleração, com obras na sub-base granular estabilizada em andamento. O objetivo é garantir segurança e fluidez, especialmente para caminhões que vêm de Minga Guazú e atualmente utilizam o quilômetro 10 para acessar a pista contrária.

Barúa informou ainda que, nos próximos dias, começam os trabalhos no retorno localizado no quilômetro 11,5, que terá características semelhantes. Juntas, essas estruturas farão parte de uma rede de desvios planejada para manter o tráfego constante e controlado durante todo o período de obras.

Quando o sistema de retornos e as vias coletoras estiverem prontos, o tráfego que hoje faz a conversão diretamente no quilômetro 10 será redirecionado para os novos acessos. Com isso, a rodovia nacional será temporariamente bloqueada no trecho entre os quilômetros 8,5 e 10,5, permitindo o início das obras do viaduto.

Além do viaduto, o projeto inclui melhorias e pavimentação em ruas coletoras e vias de acesso nos bairros Monday, ao sul, e Acaray, ao norte. Ao todo, 13 quilômetros de vias serão modernizados. Desse total, 8,3 quilômetros receberão novos pavimentos e recapeamento, enquanto outros 4,7 quilômetros serão melhorados com sinalização reforçada para aumentar a segurança viária.

As obras fazem parte de um pacote de intervenções para modernizar a mobilidade urbana na segunda maior cidade do Paraguai. Para Itaipu, o investimento reforça o compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura regional.

 

  • Da redação com Agência IP
  • Foto: Itaipu Binacional/PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *