TJPR promove em Foz integração das regiões administrativas da Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou em Foz do Iguaçu, nos dias 24 e 25 de outubro, a 1ª reunião descentralizada das Coordenadorias das Regiões Administrativas da Justiça. O encontro visou fortalecer a integração e a colaboração entre as Coordenadorias. O TJPR busca a implementação eficaz de uma gestão judiciária regionalizada que responda de maneira eficiente às demandas da sociedade paranaense.

 

“Esta iniciativa é o maior feito de interiorização do Tribunal, porque é a nossa presença em todas as regiões do estado do Paraná, com isso, aproximando o Tribunal dos magistrados e do jurisdicionado”, declarou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Estamos indo ao interior para conhecermos os problemas e para que as boas práticas de cada região sejam disseminadas. Queremos propiciar uma maior integração entre o interior e o Tribunal”, completou o chefe do Poder Judiciário Paranaense.

 

As Regiões Administrativas do TJPR foram regulamentadas por meio da Resolução nº 441/2024 do Órgão Especial do TJPR e pelo Decreto Judiciário nº 271/2024. Este modelo de organização busca aproximar os serviços judiciários dos usuários, com melhor diagnóstico das demandas estruturais de cada uma das respectivas regiões do Paraná a serem repassadas pelos supervisores dessas regionais à Presidência do Tribunal, de modo a assegurar maior planejamento, a implementação de projetos e ações de melhoria de forma regionalizada.

 

“É muito importante ter um canal de comunicação direto com a Presidência por meio dessa figura do coordenador, que é um facilitador para os juízes, auxiliares e diretores dos fóruns. É uma iniciativa realmente muito boa que merece reconhecimento”, elogiou o coordenador da Região Administrativa de Foz do Iguaçu, o juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto.

Dutra indicou para ser seu suplente o Juiz de Direito Marcos Antônio de Souza Lima, também de Foz do Iguaçu.

Foram estabelecidas as Regiões Administrativas de Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Maringá, Londrina, Jacarezinho, além da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. “Neste momento, o que se tem é uma forte sensação de acolhimento. Cada comarca, cada juiz, cada jurisdicionado está na sala da Presidência com as suas pretensões, com as suas ideias e, mais do que tudo, com a sua colaboração”, valorizou a coordenadora da Região Administrativa de Jacarezinho, a desembargadora Lenice Bodstein.

 

Na reunião em Foz, os coordenadores apresentaram à administração demandas já detectadas em suas regiões, compartilharam experiências e acompanharam apresentações de alguns dos principais projetos que estão em andamento no TJPR.  “Esse conceito é inovador e aproxima os magistrados de todo o estado do Tribunal e consequentemente a jurisdição do Tribunal. Já estamos colhendo alguns frutos com essa iniciativa. As experiências estão sendo bem interessantes”, disse o coordenador da Região Administrativa de Londrina, o desembargador Domingos José Perfetto. “O programa atende aos princípios da celeridade, economicidade e faz com que a administração esteja mais perto do interior. Criou-se um melhor caminho de comunicação”, reforçou o coordenador da Região Administrativa de Guarapuava, o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia.

  • Da assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *