Saúde convoca doadores para manter estoques de sangue durante o Carnaval

Com a aproximação do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convocam a população para doar sangue e evitar a queda dos estoques. A preocupação é reforçada pelo aumento do número de traumas e acidentes comuns nesse período, o que eleva a demanda nos 384 hospitais atendidos pelo sistema de doação.

Foz do Iguaçu é uma das cidades que necessitam de reforço imediato. O Hemonúcleo da cidade funcionará nos dias 3 e 5 de fevereiro para coleta de sangue, mantendo-se fechado no dia 4. Com o feriado prolongado, a previsão é de que os estoques diminuam rapidamente. Outras cidades do Paraná também enfrentam o mesmo desafio e já divulgaram os horários especiais de atendimento para doação.

“O número de traumas infelizmente aumenta durante os feriados e por isso as doações de sangue são fundamentais. Não há substituto para o sangue. Convocamos a todos os paranaenses que estejam aptos a doar, que agendem a doação de sangue na unidade mais próxima da sua casa para continuarmos salvando vidas”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

 

Importância do agendamento

O Hemepar alerta que as bolsas de sangue possuem validade limitada e que o agendamento das doações permite um atendimento mais rápido e eficiente. O agendamento pode ser feito pelo site da Sesa ou por telefone e WhatsApp das unidades da Hemorrede. Os contatos estão disponíveis no link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue

Em 2023, foram registradas 202.179 doações de sangue no Paraná, com uma média mensal de 16,8 mil doações. Este ano, até o dia 24 de janeiro, já foram registradas 30.671 doações. O sangue coletado atende cerca de 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

“Cada doação produz em média entre 450 ml e 470 ml de sangue, e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Por isso, cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, explicou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.

 

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal.

Homens podem doar a cada dois meses, com limite de quatro doações anuais.

Mulheres podem doar a cada três meses, totalizando três doações por ano.

O doador deve pesar pelo menos 51 kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitando alimentos gordurosos quatro horas antes da doação) e apresentar documento oficial com foto.

 

Horários de Atendimento nas Unidades

Confira os principais locais de atendimento:

Foz do Iguaçu: Dias 3 e 5 aberto, dia 4 fechado.

Curitiba: Atendimento normal todos os dias.

Ponta Grossa: Dia 3 fechado, dia 4 coleta das 8h às 11h, dia 5 atendimento normal.

Guarapuava: Dia 3 das 10h às 14h, dia 4 das 8h às 14h, dia 5 das 10h às 14h.

Londrina: Dias 3 e 4 fechado, dia 5 aberto.

Maringá: Dias 3 e 4 fechado, dia 5 aberto das 7h às 18h30.

Cascavel: Dias 3 e 4 fechado, dia 5 atendimento normal.

Demais cidades: Consulte os horários das unidades pelo site da Sesa.

A doação de sangue é rápida, segura e essencial para salvar vidas. O Carnaval é uma época de festa, mas também de solidariedade. Agende sua doação e faça a diferença!

  • Da redação com AEN / Foto:Venilton Küchler /Arquivo AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *