Prédio de 25 andares em Ciudad del Este está pegando fogo desde segunda-feira e estrutura pode estar comprometida

Um prédio em obras na região central de Ciudad del Este, aproximadamente 600 metros da cabeceira da Ponte da Amizade que liga o município a Foz do Iguaçu, está em chamas há quatro dias e sua estrutura pode estar comprometida. Desde o início do fogo, na segunda-feira (12), uma coluna de fumaça se formou espalhando um forte odor por toda a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A altura e dificuldades de acessos até o local das chamas atrapalham o combate ao sinistro, que envolve bombeiros dos três países.

O incêndio no prédio em Ciudad del Este é difícil combate e as altas temperaturas do verão contribuem na manutenção de focos isolados. O combate ao sinistro começou por volta do meio-dia de segunda-feira pelo Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV ) e rapidamente aderiram diversas outras organizações do departamento (estado) do Alto Paraná. O trabalho, desde o início, tem contado com colaboração de equipes de Hernandárias e Presidente Franco (Paraguai), de Foz do Iguaçu (Brasil) e de Puerto Iguazú (Argentina).

Segundo relatório divulgado pelo Comitê de Crise, do 11º ao 13º andar há pequenos focos de fogo, no entanto, trabalhos de remoção estão sendo feitos e aberturas de ventilação nas laterais da estrutura, que pode estar comprometida devido as chamas. À imprensa, a vice-comandante da CBV de Ciudad del Este, Ruth Rojas , explicou que segundo dados técnicos não haveria perigo de desabamento, mas haveria deslizamentos de terra.

 

Panorama

No início da manhã de ontem (15), ainda era possível observar fumaça do 16º ao 23º andar. Ruth Rojas explicou que do 11º ao 16º andar o edifício albergava uma grande quantidade de materiais de combustão, como plásticos, madeira, cabos, entre outros, o que explica em parte o forte odor que se espalhou pela região. Com as chamas a temperatura chegou perto 1.000 °C, informaram os profissionais de combate ao fogo.

A alta temperatura e a pouca visibilidade devido à intensa fumaça são as principais dificuldades que as equipes enfrentam. Aproximadamente 50 combatentes voluntários de Ciudad del Este se revezavam em equipes de seis pessoas, na tarde de quarta-feira (14), para entrar no edifício para trabalhos de remoção e arrefecimento.

 

Análise técnica

Enquanto lutam para conter as chamadas, equipes técnicas irão fazer uma análise da estrutura, uma vez que tem a possibilidade de desmoronar. A continuidade dos trabalhos contra as chamas depende desta avaliação. Não houve registro de vítimas até o momento, no entanto, as autoridades pedem que a população evite permanecer nos arredores da estrutura para evitar riscos de incidentes.

O presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ciudad del Este (CBVCDE), Antonio Arnaboldi, adiantou que os trabalhos tem sido suspensos no período noturno, já que não há segurança para as equipes. À imprensa, ele informou que recebeu denúncias sobre um possível desabamento em parte do 11º andar, pelo que será feita uma análise com técnicos para saber se é viável continuar com a obra.

  • Da Redação / Foto: Itaipu PY

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *