Prainhas do Oeste terão guarda-vidas atuando diariamente a partir do dia 15
O verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro, prometendo temperaturas bastante elevadas. O intenso calor, que já vem sendo sentido há algumas semanas pelos moradores de Foz do Iguaçu e região, faz com que o movimento nos balneários e rios fique bastante intenso no período de férias.
As famosas prainhas artificiais do Lago de Itaipu são uma boa opção para quem não quer gastar muito nesta época, já que parques privados podem pesar no orçamento. A boa notícia é que a maioria dos espaços públicos da região Oeste já deve entrar em funcionamento na próxima semana, com diversas atividades.
Para garantir a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros dará início no próximo dia 15 (sexta-feira) a Operação Verão Costa Extremo Oeste, atuando com plantões diários de guarda-vidas em seis municípios lindeiros ao lago e sete praias artificiais nos balneários de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal e Santa Helena.
O trabalho seguirá até o dia 18 de fevereiro, com orientações voltadas à prevenção de afogamentos, acidentes com animais, atenção às crianças e outras ações. “Em períodos festivos como Natal, Ano Novo e Carnaval, o Corpo de Bombeiros atuará todos os dias, intercalando o trabalho aos sábados e domingos até o primeiro fim de semana após a quarta-feira de cinzas”, detalhou a assessoria do 9° Grupamento de Bombeiros.
Para garantir a eficiência, a operação contará com um efetivo de 32 militares, nove viaturas para suporte e transporte coletivo, uma moto aquática, três embarcações, além de mergulhadores e demais aparatos do serviço operacional que estarão de prontidão nos sete postos de bombeiros na região pertencente ao 9° GB.
Este ano a previsão é de que o Lago de Itaipu permaneça em um nível bastante acima do normal. Por este motivo, os militares estarão mais atentos, sinalizando áreas próprias e impróprias para banho. É importante que a população respeite as orientações e, em caso de dúvidas, procure um guarda-vidas.
“No passado, os profissionais tinham uma postura mais reativa, aguardando uma possível situação de risco dos banhistas para, assim, agirem. Hoje a formação desses profissionais foca na prevenção. Nesse sentido, adotam medidas de precaução com a finalidade de prevenir possíveis ocorrências de afogamento com a sinalização de áreas de maior risco com bandeiras e monitorando a atividade dos banhistas. Isso é feito por meio de rondas na faixa de areia, advertindo os usuários quando em uma possível situação de perigo”, destacam os bombeiros.
Resultados
O Corpo de Bombeiros atua há 27 anos nas praias artificiais do lago de Itaipu. A primeira Operação Verão ocorreu durante os Jogos Mundiais da Natureza em 1996. Na edição passada, realizada entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, os militares executaram 10.568 ações preventivas, realizando 13 resgates, sem registro de óbitos nas praias da costa extremo Oeste.
As equipes atenderam ainda a 35 incidências com animais aquáticos envolvendo, principalmente, piranhas. O local com o maior número de advertências foi o terminal Alvorada de Itaipu, em Santa Terezinha, que será palco do lançamento da operação na próxima semana.
No litoral do Paraná, o Corpo de Bombeiros atuou na Operação Verão realizando 1.284 salvamentos e entregando 11.800 pulseirinhas de identificação de crianças, o que facilitou a tarefa de encontrar os pais dos pequenos que se perderam na orla da praia. Um total de 549 crianças foram localizadas pelos guarda-vidas.
- Da redação / Fotos: divulgação 9° GB