Polícia paraguaia apreende em CDE produtos contrabandeados do Brasil
Os órgãos de segurança do Paraguai promoveram a apreensão, na zona primária da alfândega de Ciudad del Este, de um grande volume de produtos e mercadorias possivelmente adquiridos em Foz do Iguaçu e em Puerto Iguazú (Brasil e Argentina, respectivamente). Entre os destaques estão um caminhão reboque, hortifrutigranjeiros, carne de aves, açúcar, calçados, combustíveis transportados irregularmente e peças de reposição para equipamentos de ar condicionado, entre outros.
Os trabalhos de combate à entrada irregular de produtos e mercadorias no Paraguai são desenvolvidos no âmbito do Plano de Combate ao Contrabando, que é promovido pela Unidade Interinstitucional de Prevenção, Combate e Repressão ao Contrabando (UIC), composta por a Diretoria Nacional de Alfândegas, a Polícia Nacional, os Ministérios da Indústria e Comércio, do Interior, da Defesa Nacional, a Marinha Nacional e a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).
As ações são realizadas sob a supervisão de servidores da Divisão de Proteção que foram encarregados das tarefas de verificação de mercadorias em trânsito, realizadas em veículos particulares de carga e transporte de passageiros. Além do caminhão apreendido, também foram encontrados grandes quantidades de produtos hortifrutigranjeiros, a maioria adquiridos nos boxes da Central de Abastecimento (Ceasa) de Foz do Iguaçu.
De acordo com o balanço divulgado pela rádio La Clave, só de tomates foram mais de 2,3 toneladas, 6 toneladas de cenoura, 315 quilos de cebola, 840 quilos de beterraba, batata-doce, banana, carne de frango, ovos. O volume inclui ainda 384 pares de sapatos, 171 unidades de reposição para ar condicionado e 19 unidades de gás ecológico, além de outros itens adquiridos em supermercados, como 3,1 toneladas de açúcar.
Gasolina
Entre os produtos apreendidos chama a atenção 716 litros de combustível. O produto pode ter sido adquirido nos postos de abastecimento de Foz do Iguaçu ou de Puerto Iguazú, onde as apreensões de paraguaios transportando gasolina irregularmente tem ocorrido com frequência.
Em dezembro do ano passado, por exemplo, dois cidadãos de origem paraguaia foram flagrados transportando 450 litros de gasolina irregularmente dentro de um veículo próximo a aduana de Puerto Iguazú, que dá acesso à Ponte Internacional Tancredo Neves na fronteira entre Brasil e Argentina. A ocorrência, segundo revelou o LaVozDeCataratas, foi pouco depois das 21h.
Os agentes da Divisão de Infantaria desconfiaram da irregularidade após o condutor do veículo fazer manobras perigosas ao perceber a presença da viatura. A dupla (condutor e passageiro) tentou sair do local, não conseguindo êxito. No interior do veículo estavam amontoados diversos galões cheios do combustível.
Da Redação / Fotomontagem: Rádio La Clave