PF sediou encontro sobre segurança pública com representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e EUA
A Polícia Federal recebeu nesta terça-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR), ao “Encontro Regional sobre os Novos Desafios para a Segurança Pública”, reunindo autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos. O evento, que foi encerrado ontem ( 15), abordou questões cruciais para a cooperação internacional em segurança pública e inteligência policial.
No primeiro dia, representantes dos países membros do Comando Tripartite—Brasil, Argentina e Paraguai—e do Centro de Estudos de Defesa Hemisférica dos EUA discutiram temas que afetam diretamente a segurança na região. A abertura contou com a presença de importantes autoridades, como o Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, DPF Rivaldo Venâncio, o Chefe da Interpol no Paraná, DPF Ricardo Cubas César, e o Chefe da Delegacia da PF em Foz do Iguaçu, DPF Marco Berzoini Smith.
Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), o encontro teve como objetivo fortalecer as parcerias entre as nações envolvidas, promovendo uma relação dinâmica e colaborativa em segurança pública. Entre os principais temas abordados estão o combate ao crime organizado, a proteção de infraestrutura crítica, cibersegurança, impactos do contrabando nas fronteiras, e estudos sobre terrorismo.
O evento de três dias foi realizado em diferentes cidades sede do Comando Tripartite: Foz do Iguaçu (Brasil), Hernandarias (Paraguai), e Puerto Iguazú (Argentina). Essa rotatividade no comando entre os três países serve de modelo para a cooperação internacional, facilitando o intercâmbio de propostas e a troca de experiências entre as forças de segurança.
- Da redação com AI PF