Patrocínio da Itaipu impulsiona eventos em cidades de pequeno porte

A Itaipu Binacional divulgou o resultado do edital de patrocínio para feiras e exposições municipais, contemplando 90 projetos entre os 446 inscritos. Os eventos selecionados receberão um total de R$ 3,5 milhões em recursos, priorizando pequenos municípios.

Os nomes dos projetos selecionados estão disponíveis no site da Itaipu Binacional (www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios).

Do total de projetos aprovados, 77 são de cidades com até 20 mil habitantes, 10 de localidades entre 20 mil e 100 mil habitantes e apenas três de cidades com população superior a 100 mil pessoas. Ao todo, 356 projetos foram desclassificados, sendo 342 por falta de enquadramento na modalidade e 14 por nota ou desistência.

 

Segundo o gerente de Gestão da Comunicação Social de Itaipu Marcos Rogério Pinto, muitas propostas foram eliminadas por erro na inscrição. “Projetos de eventos como congressos deveriam ter sido submetidos à modalidade Escolha Direta, ainda sem previsão de abertura”, explicou.

 

Para a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu Ana Paula Hedler, o processo garante transparência e democratização dos patrocínios. “A iniciativa beneficia diretamente os 434 municípios da nossa área de abrangência, impactando mais de 11 milhões de pessoas no Brasil e no Paraguai”, afirmou.

Os projetos foram avaliados com base em critérios técnicos, priorizando a equidade na distribuição dos recursos e favorecendo cidades menores, que têm maior dificuldade em realizar eventos de grande porte. “Nossa missão é impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e cultural, valorizando iniciativas com potencial transformador”, ressaltou Hedler.

 

Três editais de seleção pública

 

Desde novembro, a Itaipu abriu três editais públicos de patrocínio: um para esportes (R$ 3,5 milhões), outro para cultura (R$ 3 milhões) e o terceiro para feiras e exposições (R$ 3,5 milhões).

 

O objetivo é fortalecer organizações sociais e suas causas, apoiando iniciativas de impacto social, ambiental e econômico. Os editais também visam preservar o patrimônio histórico e cultural, promover a inclusão social e estimular o turismo e o desenvolvimento sustentável.

 

Futuro dos editais

 

A Itaipu pretende lançar novos editais de patrocínio em 2025 para eventos programados para 2026. Interessados devem acompanhar as atualizações no site da empresa (www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios).

A centralização dos pedidos de patrocínio visa otimizar a gestão dos recursos e garantir que os investimentos estejam alinhados aos objetivos estratégicos da Itaipu, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional.

  • Imprensa Itaipu Binacional /Foto: Prefeitura de Santa Tereza do Oeste

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