Operação do Exército no Oeste mobiliza 1,2 mil militares e mais de 200 viaturas

O Exército Brasileiro no Oeste realiza nesta semana a Operação Gralha Azul, voltada ao treinamento prático de tropas, reunindo militares de diversas organizações do Paraná. No total, foram mobilizados 1.200 homens, 235 viaturas blindadas e não blindadas, além de drones e outros equipamentos de alta tecnologia.

A ação teve início na segunda-feira (14) e segue até sábado (19) sob o comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel. Ao longo dos dias serão executados exercícios diversos, incluindo simulações de tiro, em diversas cidades da região.

A população deve ficar atenta, mas não precisa se preocupar. A movimentação consiste apenas em atividades voltadas a capacitação dos militares, com o objetivo de preparar as equipes para situações reais de enfrentamento, resgate e salvamento em ações reais de crise.

Conforme o Exército, esta já é a terceira fase da operação. A primeira foi realizada em Três Barras, Santa Catarina, com exercício de tiro real e armamento de emprego coletivo.

A segunda fase foi executada de forma particular nas sedes das organizações militares subordinadas a 15ª Bda Inf Mec. Nesta etapa foram realizadas apresentações das tropas, marcha para o combate e a ocupação de área, com montagem de postos para atendimento de feridos, reabastecimento de armas, manutenção de viaturas, posto logístico e elaboração de técnicas de ataque e defesa em meio à mata.

A terceira etapa está concentrada na região de Rio do Salto, distrito de Cascavel, sendo acompanhada pelo comandante da 5ª Divisão do Exército, com sede em Curitiba; general de divisão Ricardo José Nigri.

Todas as ações integram as operações anuais de capacitação das Forças de Prontidão (FORPRON), que são tropas (entre comandos de divisão, brigadas selecionadas e módulos especializados) certificadas como prontas para cumprir as missões da Força Terrestre, com destaque para a defesa externa e a salvaguarda de interesses brasileiros no exterior. O processo de certificação e é dividido em três fases: preparação, certificação e prontidão.

 

Visita especial

Em paralelo as atividades da Operação Gralha Azul, o 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec) em Foz recebeu no início do mês de outubro a visita de alunos estrangeiros da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), composto por cinco instrutores e 14 acadêmicos.

A comitiva foi recepcionada com demonstrações da tropa local e apresentação dos veículos blindados, empregados nas operações de fronteira. A equipe participou ainda de palestras e outras ações nas dependências do batalhão, que é referência em segurança e pronta resposta.

O 34° BIMec possui atualmente em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizadas e uma Companhia de Comando e Apoio. Com o lema “Somos sentinelas avançadas do Brasil”, a unidade conta com o apoio de mais de 700 militares, homens e mulheres, em diferentes frentes de atuação.

 

Simulado de salvamento vertical chama atenção na sede do 9° GB

As guarnições de serviço do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz realizaram na manhã de segunda-feira (14), no quartel da Vila A, mais um treinamento focado em salvamento vertical.

Os Cabos Souza e Ignácio, que recentemente fizeram um curso pelo 3° CRBM, em Pato Branco, repassaram os conhecimentos específicos sobre planejamento, técnicas de resgate e uso de equipamentos às equipes locais.

A atividade visou o preparo dos militares para a atuação em situações de emergência em altura, ambientes que não permitem o apoio direto sobre o terreno como torres, árvores, lado externo de edifícios, encostas íngremes, poços e valas.

 

  • Da redação /Foto: divulgação 15ª Bda Inf Mec

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *