Obras de acesso a Ponte da Integração estão 40% concluídas no Paraguai, diz Ministério
As obras de acesso no lado paraguaio da Ponte da Integração estão com pouco mais de 40% concluídas, informou o ministro de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), Rodolfo Segovia, em visita na última semana para verificar o andamento das obras complementares (vias de acessos) no lado paraguaio da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai. O chamado Corredor Metropolitano Del Este, que terá aproximadamente 20 quilômetros, vai ligar passarela em Presidente Franco, à Rota PY-02 em Ciudad de Este, distante cerca de 20 quilômetros da aduana da Ponte da Amizade, a primeira unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu.
Segovia foi acompanhado de técnicos do MOPC, órgão responsável pela licitação e acompanhamento da execução da rodovia, semelhante à Perimetral Leste que está sendo construída em Foz do Iguaçu e que terá aproximadamente 15 quilômetros unindo as aduanas da nova ponte do Paraguai e da Argentina à BR-277. Apesar de praticamente concluída a ponte, as obras em ambos lados da fronteira estão atrasadas devido as questões legais envolvendo desapropriações dos imóveis que estão na linha do futuro leito rodoviário.
A inauguração da ponte, que estava prevista para a segunda-feira (12) com presença dos presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez, foi adiada devido à ‘alta probabilidade de chuva’. A aduana paraguaia será construída em um terreno próximo à ponte. A empresa que venceu a licitação começou o trabalho em junho deste ano e tem até a metade de 2023 para finalizar o serviço. O projeto prevê a interligação de trechos que já existem, mas serão duplicados, além da construção de um novo terminal de cargas. A maior parte dos trechos das duplicações está ainda em fase de terraplanagem.
Ligação rápida
Com o Corredor Metropolitano, o MOPC pretende tirar todo o trânsito pesado de áreas urbanas e levar ele diretamente para a Rota PY 02. A rodovia vai passar pelos municípios paraguaios de Presidente Franco, Ciudad del Este, Los Cedrales, Minga Guazú e Hernandarias. No lado brasileiro, a Perimetral Leste vai tirar da região central de Foz do Iguaçu o fluxo de caminhões carregados que chegam ou vão para o Paraguai, Argentina e Chile.
As obras complementares do lado paraguaio foram divididas em dois lotes, que contemplam 30 quilômetros, incluindo a construção de uma ponte sobre o rio Monday, que deve ficar pronta em 2024. O primeiro contrato foi assinado em junho do ano passado, enquanto que o segundo em setembro deste ano. De todas as obras, estas são as mais atrasadas – aproximadamente 2% foram concluídas.
Da Redação / Foto: Twitter do MOPC