Mestranda na Unioeste faz mapeamento sobre população Autista de Foz do Iguaçu
A Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, Karina Bonotto, está realizando uma pesquisa que tem como objetivo coletar informações sobre o número de pessoas autistas em Foz do Iguaçu e região, bem como suas necessidades e desafios enfrentados no dia a dia.
Segundo Karina a importância desta pesquisa não pode ser subestimada, já que as informações coletadas contribuirão para a construção de políticas públicas mais eficientes e inclusivas para a população autista. Além disso, a pesquisa também pode sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de se fazer mais por essas pessoas, tornando a vida delas mais fácil e incluindo-as na sociedade.
A pesquisadora conta ainda que o interesse pelo tema surgiu de anos de atendimento como psicóloga. “Eu atuo com este público desde 2010 e mensurando em minha agenda a quantidade de crianças com TEA ,filhos de imigrantes e comparando com nativos, eu comecei a pesquisar se este dado era apenas de minha observação ou se já tiveram estudos publicados com essa temática (autismo em população imigrada), ao constatar que sim, decidi por essa temática visto que estamos em região de fronteira com 109 nacionalidades e 83 etnias”, diz.
A mestranda está contando com a colaboração da comunidade para que seus resultados sejam precisos e representativos. Se você conhece alguém autista ou tem interesse em apoiar a pesquisa, realize o seu cadastro através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=6uWxMF7gd0qZ06PGLDKHhJ1N5J_uj2tKuGUATrn59jRUQUpUNTBINlNOVENKREpOVlpRSldTMENTRC4u
- Unioeste