Manual de prevenção à exploração sexual no turismo será lançado em Foz
Na próxima quinta-feira (1), às 15h, o Festival das Cataratas será palco do lançamento do Manual do Multiplicador, que tem como objetivo a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A publicação foi desenvolvida por meio do Projeto Código de Conduta Brasil pelo Ministério do Turismo e Instituto Federal de Brasília.
O manual teve sua primeira edição produzida em 2013, fruto de um longo percurso de ações de combate à exploração sexual. De lá para cá, a legislação e a sociedade mudaram, demandando uma atualização do material.
O lançamento na sala A2 do Rafain Palace Hotel & Convention será seguido de uma roda de conversa com a participação de Laís Campelo, coordenadora de segurança turística do MTUR, e as autoras e professoras do IFB, Elisséia Paes, Simone Pinheiro, Alice Watson e Sandra Tabosa.
De acordo com Elisséia Paes, coordenadora e uma das autoras do manual, “o dever de cuidar das crianças e adolescentes é de todos nós e o Manual busca ampliar o olhar dos prestadores de serviços turísticos para conseguirem identificar e denunciar casos suspeitos, além conscientizar agentes de cidadania para multiplicarem este conhecimento”, explica. A atualização é uma das metas do projeto que busca, desde fevereiro, ativar o Código de Conduta por meio de ações de prevenção, sensibilização e divulgação direcionadas aos profissionais do Turismo.
O próximo produto, a ser lançado em janeiro, será um minicurso com vídeos sobre a temática para a capacitação de prestadores de serviços turísticos. Manual e mini curso estarão disponíveis no site do Código: http://www.codigodeconduta.turismo.gov.br/index.php/pt/. Além do lançamento e roda de conversa, o projeto estará presente no estande do MTUR apresentando vídeos de oficinas presenciais realizadas na Ilha de Marajó 9PA), em junho, e materiais informativos sobre o tema.
Festival da Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.
Da assessoria