Justiça Eleitoral de Foz vai utilizar quase 590 urnas no segundo turno

A Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu vai utilizar 587 urnas eletrônicas, que serão distribuídas em 63 diferentes pontos no segundo turno das eleições gerais de 2022, no domingo (30). O horário para votação, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será das 8h às 17h. A logística de transporte e montagem dos equipamentos vai envolver agentes de órgãos de segurança federal, estadual e municipal.

Neste segundo turno das eleições, os paranaenses irão votar apenas para presidente – o governador Ratinho Junior (PSD) se reelegeu no primeiro turno. Como as opções nas urnas são apenas duas, a Justiça Eleitoral estima um tempo menor dentro das cabines de votação. No primeiro turno, houve demora devido ao grande número de votos (cinco ao todo), o que acabou formando filas na maioria das seções.

Foz do Iguaçu tem duas zonas eleitorais. A 46ª com 314 seções (urnas) distribuídas em 38 diferentes endereços e a 147ª, com 273 seções distribuídas em 25 locais de votação. A zona eleitoral abrange Santa Terezinha de Itaipu, que tem com 53 seções (urnas) em cinco locais de votação. O carregamento dos dados para a eleição e a lacração ocorreu no último final de semana.

Os detalhes para garantir que os equipamentos cheguem com segurança aos locais de votação foram definidos nos preparativos do primeiro turno, em reunião envolvendo juízes eleitorais, promotores e representantes das forças de segurança. Para os procedimentos foram adotados alguns protocolos preparados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Cuidados adicionais

A orientação da seção de segurança institucional foi para não tornar públicas informações sensíveis sobre as urnas, disse na ocasião o chefe de Cartório da 46ª Zona Eleitoral, Claudinei Zdanski. A restrição inclui dados sobre os trajetos de transportes e das estratégias de segurança, “que envolvem a PF e PRF (polícias Federal e Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar), GM (Guarda Municipal), Forças Armadas e outros órgãos”, disse.

O transporte, ainda de acordo com o chefe da 46ª Zona Eleitoral, será feito por empresa particular, vencedora de licitação, já instruída da normativa para não divulgar dados que possam comprometer o plano de segurança, disse Zdanski. No primeiro turno, foram mobilizados aproximadamente três mil mesários e integrantes das equipes de apoio e outras funções.

Da Redação / Foto: Roger Meireles/arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *