Foz do Iguaçu mobiliza CRAS para revisar Cadastro Único em 60 dias
Objetivo da força-tarefa é qualificar informações e garantir o acesso contínuo a programas como o Bolsa Família e o BPC.
A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu dá início neste sábado (17) a uma força-tarefa para revisar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta essencial para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O mutirão terá duração de 60 dias e será conduzido pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
Com foco na chamada “busca ativa”, a ação vai priorizar visitas domiciliares às famílias unipessoais e àquelas que não responderam aos contatos anteriores por telefone ou aplicativo de mensagens. Ao todo, a meta é realizar pelo menos 60 visitas por sábado, em cada região da cidade.
“Estamos comprometidos em garantir que todos tenham seus dados regularizados dentro do prazo estabelecido, evitando o bloqueio de benefícios. As famílias devem aguardar o contato ou a visita em casa, que ocorrerão durante os próximos 60 dias”, explica o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Alex Thomazi.
A revisão é obrigatória conforme determina a Lei nº 15.077/2024 e tem o objetivo de qualificar as informações constantes no sistema, garantindo que os dados estejam atualizados e coerentes com a realidade das famílias.
O Cadastro Único é a principal base de dados utilizada para o acesso a políticas públicas direcionadas à população em situação de vulnerabilidade. Qualquer mudança na composição familiar, endereço ou telefone deve ser comunicada imediatamente para evitar a suspensão de benefícios.
A recomendação da Secretaria é que os moradores aguardem o contato das equipes e só procurem o CRAS por iniciativa própria em casos de alteração nos dados de contato, como telefone ou endereço.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone da Secretaria de Assistência Social: (45) 3545-1010.