Experiência Turística em Itaipu é finalista no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

O Refúgio Biológico Bela Vista, uma das principais atrações do Turismo Itaipu, está entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, concorrendo na categoria Experiência/Produto. O reconhecimento destaca a proposta de turismo regenerativo e sustentável promovida pelo refúgio em Foz do Iguaçu, um dos projetos pioneiros no país a oferecer um espaço de conservação ambiental que também incentiva práticas sustentáveis. Com o slogan “Uma experiência turística que impulsiona a sustentabilidade e transforma seus visitantes”, o projeto celebra quatro décadas de trabalho pela conservação, com ações que sensibilizam a comunidade e turistas sobre a importância da preservação ambiental.

Desde sua criação, o Refúgio Biológico Bela Vista, gerido pelo Itaipu Parquetec e pelo Complexo Turístico Itaipu, atua na conservação e recuperação da biodiversidade na região da Tríplice Fronteira. Abrangendo cerca de 100 mil hectares de florestas, a reserva integra um corredor ecológico trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina. De acordo com o diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, o Refúgio não apenas preserva, mas também gera impactos regenerativos, promovendo a interação entre visitantes e o ecossistema. “Nosso objetivo é que cada visitante saia engajado em práticas de conservação e regeneração ambiental, promovendo um turismo que vai além da preservação, que restaura e fortalece a conexão entre natureza e cultura local”, afirma Benites.

A proposta, que já rendeu à Itaipu outras premiações, oferece aos visitantes uma experiência prática de educação ambiental, com atividades que demonstram iniciativas de preservação e resgate de espécies da Mata Atlântica. Além disso, o Refúgio conta desde 2015 com a certificação LIFE em Biodiversidade e foi reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O gerente do Complexo Turístico Itaipu Marcelo Augusto Giongo, reforça o impacto positivo que o projeto tem sobre o público. “Cada visita é uma oportunidade de sensibilizar a comunidade e turistas sobre a importância da biodiversidade. Esse reconhecimento reflete o compromisso de nossa equipe em criar experiências que, além de educar, inspiram atitudes sustentáveis”, afirma.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é uma das mais importantes premiações do turismo sustentável no Brasil. Em 2024, o concurso recebeu 83 inscrições, das quais 26 foram selecionadas como finalistas. Dividido em categorias como Experiência/Produto e Gestão/Governança, o prêmio reconhece práticas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 no Brasil. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia em Gramado (RS), no Festuris, em 9 de novembro, evento que será acompanhado por representantes do Itaipu Parquetec.

Serviço
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024
Data: 9 de novembro
Local: Gramado (RS), durante o Festuris

 

  • Da redação com Itaipu Parquetec /Foto: Divulgação/Turismo Itaipu

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *