Evento em Foz vai debater prevenção e o gerenciamento de desastres naturais no Paraná

A prevenção e a gestão de desastres serão debatidas no Paraná Mais Cidades, evento que ocorrerá de 12 a 14 de fevereiro em Foz do Iguaçu. Um dos destaques da programação é o workshop promovido pela Defesa Civil Estadual, no dia 13, para capacitar coordenadores municipais, especialmente das cidades que passaram por troca de prefeitos.

Com três encontros de uma hora cada, o treinamento será realizado em um espaço reservado e abordará estratégias de prevenção e mitigação de riscos, além de procedimentos para atuação durante emergências. “Teremos um especialista que vai atender os coordenadores para reforçar orientações sobre a prevenção e mitigacão dos riscos e como atuar diante de um desastre”, explica o coordenador executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Ivan Fernandes.

Outro ponto central do workshop é o Sistema Informatizado da Defesa Civil (SISDC), ferramenta utilizada para registro de ocorrências, laudos e decretos. Reconhecido pela ONU, o sistema permite que as prefeituras solicitem ajuda com agilidade. “As prefeituras precisam estar com o plano de contingência atualizado no nosso sistema. Quanto melhor a organização do município, mais rápida será a resposta”, afirma Fernandes. “O Estado pode prestar auxílio em casos mais graves com itens de ajuda humanitária e verbas do Fundo Estadual para Calamidades Públicas. Esse processo acontece inteiramente online, por isso precisamos assegurar que os coordenadores estejam familiarizados com o nosso processo”.

A Defesa Civil também apresentará uma nova ferramenta de comunicação com a população em casos de eventos extremos: o sistema Cell Broadcast. Desde dezembro, o Paraná tem autonomia para emitir alertas via antenas de telefonia celular, enviando mensagens diretamente para a tela dos aparelhos sem necessidade de cadastro prévio.

Desde o início do ano, equipes da Defesa Civil percorrem municípios paranaenses para reforçar o trabalho de prevenção, especialmente nas cidades onde houve troca de prefeitos. Em 2023, os eventos mais registrados no Paraná foram vendavais, enxurradas, alagamentos e doenças infecciosas virais. Ao todo, foram 240 ocorrências em 148 cidades, resultando em 61 decretos de situação de emergência.

O Paraná Mais Cidades é promovido pelo Governo do Estado para modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Estado. O evento reunirá representantes dos 399 municípios paranaenses e apresentará programas e iniciativas para apoiar a administração municipal.

  • Da reação com AEN /Foto: Defesa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *