Estado aprova projeto de concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
Com localização estratégica na entrada do principal corredor turístico de Foz do Iguaçu, o Centro de Convenções da cidade está prestes a passar por um processo de revitalização e modernização. O Governo do Paraná aprovou nesta segunda-feira (28), por meio do Conselho do Programa de Parcerias do Estado (CPAR), o projeto de concessão de uso do espaço, que será submetido à consulta pública nas próximas semanas.
O empreendimento ocupa um terreno de 100 mil metros quadrados, próximo ao aeroporto internacional, com área construída de 31.863 metros quadrados. A estrutura será atualizada para atender a novas demandas, podendo receber eventos de grande porte e outras atividades definidas em comum acordo com o futuro operador, que será selecionado via edital.
O modelo jurídico da concessão ainda será definido com base em estudos em andamento, com possibilidade de adoção de uma Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa é que o projeto acompanhe o ritmo de expansão do turismo na região e esteja alinhado a outras iniciativas, como a instalação do Centre Pompidou Paraná, que será construído em frente ao local.
A decisão foi tomada durante a 20ª reunião ordinária do CPAR. O secretário de Estado do Planejamento e presidente do conselho, Ulisses Maia, destacou a relevância estratégica da proposta. “Este é um local extremamente importante, pois fica em frente onde será instalado o Centre Pompidou Paraná. Neste momento, encerram-se os estudos e a fase interna para darmos início à fase externa do projeto. Este trabalho realizado pela Secretaria do Planejamento, em parceria com o Paraná Parcerias, representa os objetivos do governo Ratinho Junior na busca pelo amplo desenvolvimento regional e do Paraná”, afirmou.
Além da estrutura física, o projeto aprovado contempla a modernização do estacionamento, das instalações técnicas e a flexibilização para usos complementares, desde que acordados com o futuro concessionário. A Secretaria de Administração e da Previdência também já realizou a desapropriação da área, preparando o terreno para a nova etapa.
“Hoje a reunião foi para aprovação do estudo realizado pela Fipe, e a Secretaria de Administração já havia efetivado a desapropriação da área. É uma grande oportunidade para o Paraná, para o turismo paranaense, com uma localização privilegiada no Caminho das Cataratas, próximo ao aeroporto do Foz do Iguaçu, sendo que em frente haverá o Centro Pompidou Paraná, outro investimento importante”, disse o secretário Luizão Goulart.
Criado em 2019, o Conselho do Programa de Parcerias do Paraná atua como órgão de assessoramento direto ao governador na qualificação, análise e acompanhamento de projetos estratégicos. Além dos secretários de Planejamento, Infraestrutura e Logística, Fazenda e Administração, também participa do conselho o diretor-presidente da Fomento Paraná. O projeto de concessão do Centro de Convenções conta ainda com envolvimento direto da Secretaria de Estado do Turismo.
Atualmente, o espaço era administrado por uma entidade com participação majoritária da Prefeitura de Foz do Iguaçu e cotas da União e do Governo do Estado, além de acionistas minoritários. A nova modelagem de gestão pretende garantir mais eficiência, atratividade para o mercado e conexão com os investimentos já em andamento na região turística da Tríplice Fronteira.
- Da redação com AEN
- Foto: Victor Guandalini/AEN