Dia Nacional do Doador de Sangue ressalta
a importância do gesto que salva vidas
Celebrado nesta sexta-feira (25) o Dia Nacional do Doador de Sangue reforça a importância do gesto que salva milhares de vidas todos os anos. Frente a isso, os iguaçuenses são convidados na data de hoje a comparecer no Hemonúcleo de Foz do Iguaçu e contribuir com o banco, que abastece a cidade e região.
Por mês, a unidade recebe em média 1.100 bolsas de sangue de todos os tipos. Entretanto, alguns são mais requisitados e a necessidade de reposição ocorre com maior frequência. Para ajudar a população a identificar qual a tipagem em menor estoque, com urgência de doação, o Hemonúcleo criou uma aba no site do Hospital Costa Cavalcanti, onde é possível consultar o volume atualizado.
Os sangues do tipo A+ e AB+ estão com estoque estável no momento. Já os do tipo A-, B+ e O+ se encontram em estado de alerta. A situação mais crítica é do estoque de bolsas do tipo B-, AB- e O-, que precisa de doadores com urgência. Os dados são da última atualização realizada no sistema, na segunda-feira (21).
“Para ter sangue em estoque é preciso sensibilidade e solidariedade. A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, entre outras condições como os pacientes portadores de anemias, hemofilia e outras doenças crônicas que precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes”, explica o Hemonúcleo.
A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza. A triagem clínica é rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo e são de fundamental importância para a boa qualidade do sangue que será transfundido nos pacientes.
O material utilizado é descartável e não há risco de contrair doenças durante o procedimento. A cada doação há uma nova avaliação clínica e o sangue é submetido a rigorosos testes laboratoriais. O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento, no qual são obtidos os hemocomponentes sanguíneos, que são transfundidos a vários pacientes conforme a necessidade de cada organismo.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, e estar saudável. Após o cadastro, o candidato passa pela triagem clínica onde será verificado: pressão arterial, hemoglobina e hematócrito, pulso, peso e altura.
Ainda na triagem clínica, é realizado uma entrevista onde o candidato a doação responde questionamentos sobre antecedentes clínicos e hábitos de vida, se o candidato for aprovado fará a doação de até 480mL, mais amostras de aproximadamente 30ml para realização dos exames. Após a doação, o doador receberá um lanche simples para reposição do volume doado e deverá permanecer por um período mínimo de 15 minutos no hemonúcleo.
Período de festas
O Dia Nacional traz o alerta sobre a queda de doações no período das festas de fim de ano. Além do baixo número de doadores, nesta época a tendência é que a demanda por sangue aumente. Frente a isso o Hemonúcleo solicita que os doadores façam sua colaboração antes de viajar, para que não falte bolsas no estoque.
À conhecimento, homens podem realizar quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. As mulheres podem fazer três doações em 12 meses com intervalo mínimo de 90 dias.
Da redação / Foto: José Fernando Agura/AEN