Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz tem novo comandante
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI) tem um novo comandante. O major aviador Olívio Martini Marangon assumiu, na manhã de segunda-feira (12), o posto que antes era ocupado pelo major aviador Fernando de Melo Nunes.
A troca de comando ocorreu durante uma cerimônia, presidida pelo comandante do segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA II), coronel aviador Jano Ferreira dos Santos. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.
Após a apresentação das tropas e leitura do ato de exoneração, o major Nunes agradeceu pelo tempo em que esteve à frente do destacamento na fronteira e enalteceu o trabalho desenvolvido pela unidade.
“Todas as conquistas e avanços somente foram possíveis graças ao trabalho, dedicação e profissionalismo de todo nosso efetivo. Muito aprendi no tempo em que aqui estive como comandante desta unidade e muito do que aqui foi vivenciado será levado. Desejo sucesso ao major aviador Olívio nesta nova missão”, disse o major Nunes.
Da mesma forma, ao assumir o posto, o novo comandante major Olívio agradeceu as honras. “É muita honra e motivo de orgulho ter sido selecionado para dar continuidade ao trabalho dos meus antecessores nessa história do DTCEA-FI de conquistas e sucesso”, destacou.
Nas palavras dirigidas aos militares, o comandante do CINDACTA II desejou que cada um cumpra suas novas missões com honra e dedicação. A cerimônia de troca de comando foi encerrada com a revista às tropas, executada pelo comandante substituído e pelo comandante substituto. Durante o ato foi lida uma breve biografia do major Olívio, apresentando suas experiências e cargos já ocupados.
Biografia do novo comandante
O major Olívio Martini Marangon tornou-se Praça em 3 de fevereiro de 2003, tendo sido promovido a major em 31 de agosto de 2021. Formado pela escola de Oficiais Aviadores, o militar tem especialização em Logística e curso de aperfeiçoamento de oficiais da Aeronáutica.
O comandante tem experiência em tática aérea, aviação de transporte, navegação tática, além de curso de segurança de voo. Ao longo de sua carreira foi chefe do hotel de trânsito da base área de Manaus (AM), chefe da seção de patrimônio de patrimônio do 7° Esquadrão de Transporte Aéreo, chefe da assessoria de segurança de voo da Base Aérea de Manaus, e outros.
Força Aérea na Fronteira
O DTCEA-FI completou em novembro 43 anos de atuação na fronteira. O órgão Controle Foz é também o único do Brasil com controladores que falam português, inglês e espanhol. Eles usam o alfabeto fonético internacional para a comunicação com os pilotos, e a comunicação correta contribui para a segurança do voo. Esses profissionais são responsáveis pela torre de controle e pelo controle de aproximação que abrangem 77 quilômetros de largura e 6,5 quilômetros de altura.
Da redação / Foto: Abel Andreghetti