Corpo de Bombeiros já realizou mais de 30 mil atendimentos nas prainhas do Oeste
Mais de 30 mil atendimentos já foram realizados pelo Corpo de Bombeiros durante a temporada de verão nas prainhas do Oeste. As ações, que tiveram início no dia 17 de dezembro, seguem até a semana de Carnaval, com atuação de guarda-vidas aos finais de semana em todos os balneários públicos da região.
Ao todo, as equipes já registraram 16.185 advertências, 14.252 orientações e oito ações preventivas visando levar segurança aos moradores e turistas que frequentam as prainhas banhadas pelo Lago de Itaipu. O trabalho, comandado pelo 9° GB, abrange as cidades de Foz do Iguaçu, Missal, Itapulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena.
Em pouco mais de 40 dias de Operação Verão os guarda-vidas também auxiliaram na localização de 40 crianças que haviam se perdido dos pais ou responsáveis, contabilizaram 16 incidentes com peixes (piranhas e outros), além de terem realizado quatro resgates e três salvamentos. Dois óbitos por afogamento ocorreram até o momento, mas estes foram registrados fora das áreas protegidas
O local com o maior número de advertências é o terminal Alvorada de Itaipu, em Santa Terezinha. No espaço já foram contabilizadas 12,6 mil ações. Na sequência aparece o balneário de Santa Helena, praia nova, com 1,8 mil advertências e 22 crianças perdidas. No balneário de Três Lagoas, em Foz, os bombeiros realizaram até o momento 273 advertências e 444 orientações.
O porta-voz do 9° GB na Operação Verão Oeste, tenente Charles Fonseca, reforça que os banhistas sigam as orientações dos bombeiros e guarda-vidas para poder aproveitar o calor e se refrescar com segurança.
“Os bombeiros e guarda-vidas, distribuídos pelos balneários do Oeste, estão preparados para fazer salvamentos e orientar a população. Porém, é importante que os banhistas respeitem as orientações, como as bandeiras que demonstram os locais tranquilos para banho. Com esta cooperação, poderemos ter um verão tranquilo e seguro para todos”, destacou.
Segurança
Os bombeiros já enceraram a atuação diária nos balneários do Oeste, mas continuarão reforçando a segurança neste mês de fevereiro nos finais de semana. Dessa forma, haverá guarda-vidas nos balneários nos dias 4 e 5 e 11 e 12, das 8h às 20h. Posteriormente, do dia 18 ao dia 26 haverá uma nova maratona diária em razão do feriado de Carnaval.
De acordo com o 9° Grupamento de Bombeiros, em Foz, as equipes estarão posicionadas em pontos estratégicos realizando orientações e fazendo a sinalização tanto em áreas seguras, quanto nas que não devem ser acessadas pelos banhistas.
Praias do Paraná
No âmbito da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná.
Até o momento as equipes realizaram 128.469 ações preventivas e 1.019 salvamentos. Também foram registradas oito mortes por afogamento. Os casos ocorreram em áreas não protegidas por postos de guarda-vidas.
A segurança das crianças que frequentam as praias é um dos focos da atuação da corporação neste verão, por isso foram distribuídas 10.887 pulseiras de identificação. Além disso, os bombeiros conseguiram localizar 63 crianças perdidas nas praias. Desde o início da ação foram 511 crianças encontradas, o que confirma a importância do uso da pulseirinha.
- Da redação / Foto: divulgação