Católicos se preparam para a Benção das Cinzas e início da Quaresma
Os cristãos católicos já iniciaram a preparação para a Quaresma, período sagrado que antecede a Páscoa e tem duração de 40 dias. Neste intervalo os fiéis fazem orações diárias, jejum e penitência (abster-se de algo físico com sentido de purificar o espírito). As igrejas já estão com as programações preparadas para receber a comunidade.
Como tradição, a Quaresma terá início na Quarta-Feira de Cinzas, que será celebrada no dia 22 de fevereiro. Missas serão realizadas em diversos horários para permitir que devotos que trabalham ou estudam possam participar com tranquilidade, já que a data não é considerada feriado.
Na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, as celebrações serão realizadas as 6h30, 9h15 e 19h30. Esta última será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges, na capela localizada ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Na paróquia São Francisco de Assis, no bairro Morumbi, as missas serão realizadas às 15h e às 20h. Já na paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila Maracanã, a celebração será às 19h. Na paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde, as missas acontecerão às 8h e às 19h.
Na missa de Cinzas são utilizados ramos bentos, que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, para confeccionar o pó, que será depositado na cabeça dos fiéis representando a conversão. Os fiéis que tiverem ramos guardados e queiram realizar a doação para a celebração podem procurar a igreja do bairro onde mora.
Em um momento específico da missa, após a homilia, o sacerdote realiza a imposição das cinzas, marcando a testa dos fiéis com o Sinal da Cruz e pronunciando as palavras “converta-te e crê no evangelho”. Esta simbologia lembra os cristãos das escrituras sagradas, que destacam que o “homem veio do pó e ao pó retornará”.
A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada uma data de preceito (participação obrigatória), mas a igreja recomenda que os fiéis compareçam a missa e pratiquem o jejum e a abstinência de carne na data, em sinal de respeito e purificação.
Simbologia da Quaresma
A Quaresma, como prática obrigatória para os católicos, foi instituída no século IV, mas, desde sempre, os cristãos se preparam para a Páscoa com oração intensa, jejum e penitência. O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus.
“Para nós cristãos a Quaresma é o tempo de conversão, de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que nos quer perdoar. E é também o tempo onde as comunidades se preparam para viver o mistério da páscoa. Isto é, tempo da hora de Jesus Cristo do seu seguimento em que ele caminha em direção”, destacou o bispo Dom Sérgio de Deus Borges.
Tempo de 40 dias também foi inspirado numa grande catequese que a Igreja primitiva realizava. Ela durava 40 dias, tempo em que os pagãos (catecúmenos) se preparavam para receber o batismo no Sábado Santo, dentro da Solenidade da Vigília Pascal.
A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina in Coena Domini (quinta-feira Santa). Posteriormente no domingo de Páscoa, celebra-se a ressureição de Cristo.
- Da redação / Foto: divulgação