Capitania Fluvial realiza treinamento de tiro com lancha blindada no Lago de Itaipu
Para a ação o trânsito de embarcações será interditado nesta terça-feira (14), entre as 7h30 e 12h, nas proximidades de Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) realiza nesta terça-feira (14) uma operação de treinamento de tiro em Foz do Iguaçu e região. O objetivo principal é preparar os militares para as mais diversas situações, incluindo abordagens com resistência e possíveis confrontos armados.
A ação ocorrerá no Lago de Itaipu, entre os municípios de Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. Para isso, o trânsito e a navegação de embarcações serão interditados entre as 7h30 e às 12h de hoje. A CFRP usará no simulado a Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia equipada com diversos apetrechos, essenciais para o trabalho das equipes na fronteira.
A LopRib São Félix do Araguaia foi projeta especialmente para manobras em águas interiores. Com capacidade para transportar até 20 pessoas, a embarcação possui proteção balística e é dotada de uma estrutura bastante resistente, além de bom equilíbrio e estabilidade estática.
Além da lata resistência, a lancha foi equipada com metralhadoras MAG 30, de calibre 7.62mm; e MTR .50 Browning, de calibre 12,7 mm. Para evitar incidentes, os militares realizarão chamadas de rádio no canal 16 alertando os pilotos de embarcações sobre o treinamento.
“A Marinha do Brasil lembra que, em caso de emergências náuticas, o telefone 185 está àdisposição 24 horas por dia, 7 dias na semana. Não hesite em chamar”, lembrou a CFRP.
Além da Lancha de Operações Ribeirinhas, a capitania possui também a Lancha Poraquê, que é uma embarcação de alta velocidade, blindada e antichamas. O casco dela é bastante resistente a impactos, tendo a mesma sido projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos.
Marinha na fronteira
Fundada há 82 anos, a Capitania Fluvial do Rio Paraná é responsável pela segurança marítima de 144 municípios. A CFRP possui ainda sob sua subordinação, a Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra).
Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação. O atual comandante da unidade é o capitão de fragata Edésio de Assis Junior.
Operações
A Capitania Fluvial participa todos os anos de diversas operações individuais e também em conjunto com outras forças de segurança. A ação mais recente foi a Operação Verão, na qual as equipes fiscalizaram centenas de embarcações em busca de irregularidades na documentação e ausência de equipamentos adequados de salvamento. O balanço com o número de ações realizadas deve ser divulgado nesta semana.
Sendo responsável pela segurança marítima nos rios e lagos em Foz e região. Nesse contexto as equipes emitiram um alerta nas últimas semanas orientando para os perigos da navegação em pontos não autorizados do Rio Iguaçu. O comunicado foi realizado após uma embarcação sem flagrada navegando em local não autorizado, colocando a segurança em risco.
Dessa forma, a Marinha esclarece que é proibido para embarcações não autorizadas a navegação nas proximidades das quedas d’água do Rio Iguaçu, especialmente na área conhecida como “garganta do diabo”. Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone: (45) 3523-2332.
- Da redação / Foto: divulgação