Biblioteca para a Integração já está à disposição da comunidade da Vila C
A comunidade da Vila C já pode usufruir da mais nova biblioteca comunitária reformada pelo projeto de extensão Vivendo Livros, da UNILA. Foi inaugurada, esta semana, a Biblioteca para a Integração (BIPI), no Conselho Comunitário da Vila C (CCVC), localizado na Rua Vila Velha, 63.
O projeto, que está em andamento desde 2014, já reformou três bibliotecas escolares na tríplice fronteira – uma em Ciudad del Este, uma em Puerto Iguazú e uma em Foz do Iguaçu – e duas bibliotecas comunitárias. Em cada uma das bibliotecas, além da reforma do espaço físico em si, a equipe do projeto, coordenado pela professora Mariana Cortez, implementa práticas de mediação de leitura, com foco em literatura, para incentivar que a população adquira o hábito de ler mais.
Na BIPI, o projeto Vivendo Livros pretende focar no público idoso. “Diferentemente da Biblioteca para a Infância e Juventude, na Biblioteca do CCVC a gente tem livros para adultos, porque já eram do acervo deles. E a ideia é que a gente forme os idosos como mediadores de leitura para as crianças pequenas ou para sua atuação na Biblioteca para Integração”, relata a professora Mariana.
O trabalho está aliado a um projeto de TCC do curso de Mediação Cultural, elaborado pela estudante Ana Carolina Pires, sob orientação da docente Mariana Cortez. “Durante a inauguração, foi lido o livro Árvore Generosa, que é uma sequência dos livros trabalhados no projeto. E a gente tem trabalhado muito com os depoimentos de memória, de infância, principalmente, dessas mulheres idosas”, complementa a coordenadora.
Mais de uma década
O Vivendo Livros atua junto à comunidade da região trinacional há mais de uma década. Ao longo desses anos, além de ajudar a ampliar o acesso das pessoas ao livro, os alunos e professores integrantes do projeto também têm auxiliado em atividades como catalogação dos acervos, formações pedagógicas, oficinas e até mesmo a realização de campanhas colaborativas para a aquisição de novos livros.
O projeto também já produziu um material destinado a professores da educação básica, a publicação “Literatura e Artes: guia para promover mediações de leitura literária”. O conteúdo foi elaborado a partir das experiências de mediação obtidas durante o trabalho nas bibliotecas escolares revitalizadas pelo Vivendo Livros. O livro está disponível no formato e-book e pode ser baixado gratuitamente.
- UNILA