Ato de coragem rende homenagem a policiais militares de Foz do Iguaçu

Em meio à fumaça e ao caos provocado por um incêndio em um prédio residencial de Foz do Iguaçu, quatro policiais militares tomaram decisões que ultrapassaram o protocolo. Nesta terça-feira (20), os responsáveis pela ação foram homenageados pela Câmara Municipal com a moção de aplauso 01/2025, proposta pelo vereador Cabo Cassol (PL). A solenidade reconheceu o resgate de duas mulheres, um cachorro e a evacuação do sexto andar do Edifício Verona, em uma atuação considerada heroica.

Foram homenageadas as equipes das rádios patrulhas RPA Norte e RPA Centro, compostas pelo Sargento Ademir João de Oliveira, Cabo Anderson, Cabo Corsino e Soldado Carbonera, da Polícia Militar do Paraná. A moção, segundo o proponente, é um reconhecimento simbólico, mas necessário diante da complexidade da ocorrência enfrentada pelos agentes.

“Essa moção de aplauso é um ato de reconhecimento ao trabalho que é executado diuturnamente pelos nossos policiais. Naquele dia que o edifício estava em chamas, os bravos policiais enxergavam e entendiam que havia pessoas que podiam ser vítimas fatais do incêndio. Um incêndio de proporções imensuráveis e eles trabalharam olhando para a vida do próximo. O mínimo que a sociedade pode fazer é reconhecer o trabalho de vocês e a Câmara Municipal é a Casa onde estes reconhecimentos públicos acontecem”, afirmou o vereador Cabo Cassol durante a cerimônia.

O Sargento Ademir, um dos primeiros a chegar ao local, relatou que a equipe não estava inicialmente designada para atender aquela ocorrência. “No dia do fato, eu e o Cabo Corsino estávamos lidando com outra situação, pegamos um trajeto diferente ao que deveríamos tomar e acabamos nos deparando com o incêndio e moradores pedindo auxílio no caminho. Logo nos juntamos ao Cabo Anderson e ao Soldado Carbonera e seguimos para o resgate. Por um acaso que nos deparamos com a situação, mas o que importa para nós é a vida, a sociedade iguaçuense e todos”, declarou.

Para os policiais homenageados, o reconhecimento público fortalece o vínculo entre a instituição e a comunidade. “É uma coisa que eleva muito a imagem da nossa profissão e instituição. Quando a bravura é reconhecida, isso repercute dentro e fora da nossa instituição para que esse comportamento seja repetido cada vez mais”, comentou o Cabo Anderson. O Cabo Corsino acrescentou: “Foi uma situação muito difícil, nunca imaginei que fosse dessa forma. O sentimento é de auxílio, de servir e abandonar a nossa segurança em prol da segurança alheia”.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Debrito (PL), encerrou a solenidade reforçando o simbolismo da homenagem: “Com muita satisfação concedemos hoje esta honraria. Esses policiais que foram verdadeiros heróis de farda, guerreiros da segurança pública que não medem esforços para cumprir com o seu papel”, destacou.

 

  • Da redação com CMFI
  • Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *