34° Batalhão de Infantaria Mecanizado de Foz incorporou 179 novos soldados
O Serviço Militar no Brasil é obrigatório aos jovens que completam 18 anos; Na primeira etapa, eles permanecerão três meses aprendendo disciplinas
O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec) de Foz do Iugaçu realizou, nesta quarta-feira (1º de março), a solenidade de incorporação de 179 novos soldados à corporação. O ato, que oficializou a entrada dos novos recrutas no Exército Brasileiro, depois do alistamento obrigatório, foi acompanhado por familiares dos jovens. O solenidade marca o início dos treinamentos militares.
Os novos soldados, selecionados a partir de diversas etapas classificatórias, incluindo entrevistas, exames médicos e avaliações físicas até serem definitivamente escolhidos, devem permanecer no quartel pelo período de um ano, sendo os primeiros trinta dias em regime de internato. Neste período, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. O primeiro mês serve para que eles se familiarizem com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar, explica a assessoria.
O treinamento inclui ações militares, como a marcha, estratégias de acampamento, sobrevivência em selva e noções de combate. Na permanência no quartel o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; apreende noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se com horários rígidos e, sobretudo, desenvolve o espírito de cooperação.
Após a prestação do Serviço Militar a maioria dos soldados é dispensada, alguns podem ser convidados para o engajamento junto à instituição com a possibilidade de servir por um período de até sete anos. O candidato, neste caso, deve cumprir uma série de exigências, que vão desde o comportamento até o estado de saúde. A vaga é oferecida pelo batalhão de acordo com a necessidade e somente para aqueles que se destacaram e demonstrarem real interesse em continuar, destaca a corporação.
Mesmo quem é dispensado após a formação, deve comparecer a uma unidade do Exército uma vez por ano, durante cinco anos, para receber uma certificação de reservista.
Atualmente, o 34º BIMec possui em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizada e uma Companhia de Comando e Apoio com efetivo total aproximado de cerca de 650 homens e mulheres. O batalhão segue cumprindo sua missão de ser a “Sentinela Avançada do Brasil”, buscando sempre a integração com a sociedade iguaçuense e com outros importantes atores, governamentais e não governamentais, existentes em nossa região.
- Da Redação /Foto: Abel da Banca