Falta de higiene pode causar câncer e levar à amputação do pênis?

A cada 3 horas e 40 minutos uma pessoa morre por acidente de trabalho
29 de abril de 2019
Diagnóstico revela as vias onde ocorrem mais acidentes de Foz
29 de abril de 2019

Falta de higiene pode causar câncer e levar à amputação do pênis?

O uso simples de água e sabão pode evitar diversas doenças, entre elas o câncer de pênis.
Outro fator de prevenção é a cirurgia de fimose feita ainda na infância

Se você fi cou surpreso ou até com dúvidas em relação ao tema, fique informado: A resposta é sim!
No entanto, o médico urologista de Foz do Iguaçu, Dr. Gustavo Cruz, explica que essa é uma condição mais
rara que, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, representa 2% de todos os tipos de tumores
que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, “o Câncer de Pênis apresenta tumor raro
e possui maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens, no início ele
pode não apresentar dor, apenas alterações na pele, na glande do pênis, no prepúcio, ou no corpo do pênis, mudança de cor, nódulos, feridas, edemas e/ou secreções, inchaço ou nódulos na virilha”, alerta o médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de mil homens precisam amputar o pênis todos os anos no Brasil. Em 2015, pelo menos 400 homens morreram em decorrência do câncer de pênis. “A doença está associada à má higiene íntima, normal-
mente em homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande (cabeça do pênis). Um dos fatores de predisposição ao câncer peniano é o estreitamento do prepúcio, que impede a exposição da glande e que dificulta também a limpeza no local”, complementa o especialista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou evidências que associam o Papilomavírus Humano (HPV) e o câncer de pênis. O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina contra o HPV, que já faz parte do calendário nacional em todo o País para
meninas de 11 a 13 anos. O uso simples de água e sabão pode evitar diversas doenças, entre elas o câncer de pênis. Outro fator de prevenção é a cirurgia de fimose feita ainda na infância. O procedimento retira a pele do prepúcio, quando é estreita ou pouco elástica e dificulta a exposição adequada da cabeça do pênis, para a limpeza correta. Além da higiene diária, é imprescindível o uso de preservativo durante as relações sexuais.

Os sinais e sintomas que podem indicar câncer de pênis também podem ser causados por outras condições clínicas, no entanto ao apresentar qualquer um destes sintomas é fundamental que o homem consulte um médico imediatamente. “O médico urologista fará o diagnóstico e caso seja necessário dará início ao tratamento, quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento e tem maiores chances de ser curado”, finaliza o especialista.

Saiba mais: www.drgustavocruz.com.br – Sigam Dr. Gustavo Cruz também no Instagram @ dr.gustavocruz

Dr. Gustavo Zepka Cruz
Médico Urologista graduado pela Fundação UFRS, Residência médica em cirurgia geral no hospital São Vicente de Paulo/RS e Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Também foi Preceptor da Residência Médica de Urologia do Hospital Central da Aeronáutica. Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Europeia de Urologia.

 

 

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA