Saúde em Foz do Iguaçu aplicou mais de 25 mil doses de vacina contra gripe

Foz do Iguaçu superou a marca de 25 mil pessoas imunizadas contra a gripe e figura entre os dez municípios com maior número de doses aplicadas no Paraná. Com 25.548 aplicações, é a segunda cidade com melhor desempenho em números absolutos na região Oeste, atrás apenas de Cascavel (41.280). Os dados são do Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, com atualizações até esta quarta-feira (9).

O bom desempenho de Foz do Iguaçu contribui para que o Paraná ocupe o segundo lugar entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal nos grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. No total, 51,11% do público-alvo foi imunizado no estado, superando a média nacional de 43,63% e ficando atrás apenas do Piauí (53,87%).

A campanha estadual já resultou na aplicação de 3.459.352 doses, o que coloca o Paraná em terceiro lugar no ranking nacional em números absolutos, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Desde abril, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) distribuiu 4.358.000 vacinas aos 399 municípios.

Para evitar o desperdício de imunizantes, como ocorreu em 2023, quando 770 mil doses foram descartadas, a Sesa reforçou as estratégias de aplicação, priorizando ações fora das unidades de saúde. Terminais de ônibus, escolas e áreas com grande circulação de pessoas se tornaram pontos de vacinação.

“Agradecemos o empenho de todos nesta grande campanha. Ainda temos doses disponíveis e nossa meta é clara: no Paraná, nenhuma dose pode ficar parada. Vamos zerar os estoques vacinando ainda mais paranaenses e protegendo a nossa população”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O número de doses aplicadas representa cerca de 79% do total distribuído. A secretaria também reforçou, por meio de memorando às Regionais de Saúde, a importância do registro correto das aplicações no sistema oficial, o que garante maior precisão no acompanhamento da cobertura vacinal.

Neste ano, a vacinação contra a gripe foi incorporada à rotina do SUS. Isso significa que, diferentemente de campanhas anteriores com prazo definido, o imunizante estará disponível ao longo do ano, conforme disponibilidade nos estoques. No entanto, a recomendação é manter o foco nos grupos prioritários, com meta de 90% de cobertura em cada um deles. Até agora, 54,18% dos idosos, 44,54% das crianças e 42,41% das gestantes foram imunizados no Paraná.

As cidades com melhor desempenho proporcionalmente são Anahy (92,11%), Uniflor (91,51%) e Conselheiro Mairinck (89,04%). Já entre os menores índices estão Pérola (5,19%), Teixeira Soares (25,31%) e Floresta (27,67%).

Além de Foz do Iguaçu e Cascavel, os municípios com maior número absoluto de vacinas aplicadas incluem Curitiba (247.635), Londrina (76.970), Maringá (58.205), Ponta Grossa (36.921) e São José dos Pinhais (34.978).

O avanço da vacinação é considerado essencial diante do cenário epidemiológico atual. Segundo o último Informe da Sesa, o Paraná já registrou 16.687 casos e 926 óbitos por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), sendo 2.584 casos e 283 mortes por Influenza.

  • Da redação com AEN
  • Foto: Alessandro Vieira/SESA-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *