Paraná será 1º estado da América Latina a testar câmeras corporais com IA e tradução simultânea

O Paraná será o primeiro estado da América Latina a testar as câmeras corporais Axon Body 4, consideradas as mais modernas do mundo. Apresentadas em 23 de maio de 2025 pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, as câmeras contam com recursos de inteligência artificial (IA), tradução simultânea em mais de 140 idiomas, transmissão ao vivo, GPS, campo de visão de 160 graus e autonomia de bateria de até 14 horas. O projeto-piloto envolve 50 unidades, sem custos ao Estado, a serem utilizadas nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, escolhidas por suas características estratégicas e turísticas.

A tecnologia foi viabilizada após acordo firmado durante missão internacional do governo em abril, na qual também foi confirmada a aquisição de dois mil teasers (armas não letais). Parte dos teasers já foi entregue às forças de segurança.

Diferente de modelos já em teste no Estado, a Axon Body 4 permite a geração automática de relatórios de ocorrência a partir das imagens e áudios gravados, otimizando o tempo dos policiais. O recurso é visto como um avanço na eficiência operacional, pois elimina horas dedicadas à redação manual de boletins. Com a IA, o policial revisa rapidamente o conteúdo, assina e o envia à Polícia Civil.

A câmera também oferece suporte em tempo real a outras equipes com o botão “observe-me”, que aciona alertas imediatos em situações críticas. Já em uso experimental pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), 300 câmeras da marca Powerconn estão em fase final de testes, com encerramento previsto para dezembro. O governo pretende, após as análises, expandir o uso dos equipamentos para toda a corporação.

Durante a apresentação, também foi iniciada a entrega dos teasers: 1.400 para a PM, 300 para a Polícia Civil, 98 para a Polícia Penal e 2 para a Polícia Científica. O investimento total ultrapassa US$ 5 milhões, reforçando o compromisso com a modernização e segurança dos agentes.

 

  • Da redação com AEN
  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *