Matemática gamificada estimula alunos da rede pública na aprendizagem da disciplina

Estudantes da rede estadual do Paraná contam, desde 2021, com ferramentas lúdicas para estimular a aprendizagem de uma disciplina que pode ser um desafio para muitos: a Matemática. Assim, por meio de jogos interativos e educacionais, os alunos têm uma opção a mais, paralela à sala de aula, para praticar de forma divertida exercícios de equação, porcentagem, trigonometria, entre outros conteúdos.

As atividades lúdicas são desenvolvidas em duas plataformas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR): Matific e Khan Academy. A primeira é ofertada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental desde o segundo semestre de 2021 e, neste ano, passou a abranger também as turmas de 7º ano. No primeiro semestre de 2023, acessaram a plataforma mais de 4 mil professores e 263 mil alunos, que realizaram mais de 3 milhões de atividades.

Outra importante função da plataforma é disponibilizar ao professor dados sobre a performance de cada estudante e turma em relação a cada conteúdo visto.

NOVA PLATAFORMA – Disponível desde o início do ano letivo de 2023 para todos os estudantes desde o 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além dos alunos do programa de reforço Mais Aprendizagem, a plataforma Khan Academy começou como projeto-piloto no último trimestre de 2022 e, agora, conta com quase 340 mil alunos ativos.

A plataforma gratuita, criada por uma organização sem fins lucrativos, ganhou uma seção especial para os estudantes da rede estadual: o Curso Paraná, que consiste em uma série de aulas compostas por vídeos, artigos e exercícios, divididas trimestralmente, de acordo com o conteúdo previsto para cada série conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O curso foi disponibilizado por meio de um termo de cooperação, sem custos para a Seed-PR.

  • AEN / Foto: SEED

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *