Itaipu realiza inventário de aves no Corredor Santa Maria
A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec e o Instituto Caminhos da Conservação, dá início a um amplo estudo sobre a avifauna do Corredor Ecológico Santa Maria. A iniciativa acontece de 11 a 17 de janeiro de 2025, com saídas de campo programadas para os horários de maior atividade das aves: das 5h às 9h30 e das 16h às 19h30. Caso haja condições climáticas adversas, a pesquisa pode se estender até o dia 20 de janeiro.
O Corredor Ecológico Santa Maria é uma área estratégica que conecta as reservas naturais da Itaipu ao Parque Nacional do Iguaçu, compondo um importante mosaico de conservação. O objetivo do inventário é identificar as espécies de aves presentes, analisar a estrutura e a interação das comunidades aladas e criar uma base comparativa com outras unidades de conservação.
Além do Corredor Santa Maria, o estudo também está sendo realizado no Refúgio Santa Helena, outra área sob gestão da Itaipu. A pesquisa faz parte de um levantamento mais amplo que será conduzido ao longo de dois anos, abrangendo diferentes estações do ano. Estudos semelhantes já foram conduzidos no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), acumulando dados relevantes para a conservação ambiental.
Os resultados esperados incluem o fortalecimento das estratégias de conservação das áreas protegidas e o fornecimento de informações detalhadas sobre os impactos dos esforços da Itaipu Binacional na recuperação ambiental da região. Essas informações serão útis tanto para a gestão das áreas em estudo quanto para a formulação de políticas ambientais mais amplas.
Da redação com Itaipu-Foto: Caio Coronel/ITAIPU