Black Friday de Ciudad del Este atrai turistas de
diversas regiões e movimenta economia na fronteira

A Black Friday antecipada de Ciudad del Este movimentou a fronteira neste final de semana. Turistas de diversas regiões do Brasil aproveitaram o feriado prolongado de Proclamação da República para descansar e fazer compras. Os descontos, que chegaram até 70%, lotaram os shoppings da cidade vizinha e causaram até congestionamento no trânsito em Foz do Iguaçu.

No penúltimo dia de ofertas, na segunda-feira (14), a fila de veículos na BR-277, sentido Ponte da Amizade, chegou a ultrapassar o viaduto da Avenida JK em Foz nas primeiras horas da manhã, com demora de mais de uma hora para a travessia. No alto da passarela fronteiriça, o fluxo de pedestres em direção Paraguai também foi grande.

Cerca de duas mil lojas do microcentro de CDE participaram da semana de promoções. Estabelecimentos como Cellshop, Nissei e Casa China, investiram na oferta de eletrônicos, especialmente celulares, e conseguiram bons resultados. Os comerciantes estão agora confiantes em fechar o ano no azul, depois de muitas perdas registradas nos últimos dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A semana de descontos começou na última sexta-feira (11) e foi encerrada nessa terça-feira (15). Em boa parte dos estabelecimentos o atendimento começou às 6h para garantir maior comodidade aos clientes.

Quem cruzou a Ponte da Amizade nos últimos dias se deparou com uma recepção bastante calorosa do povo paraguaio. A Câmara do Comércio da cidade vizinha, juntamente com a Secretaria Nacional do Turismo, se encarregou de preparar uma programação de danças culturais, música e muita comida típica, tudo para acolher os visitantes.

Também foi disponibilizada internet gratuita em pontos distintos para os compristas, além de assistência para evitar fraudes, roubos, furtos e situações de extorsão praticadas por vendedores clandestinos.

Durante os cinco dias de Black Friday, Ciudad del Este recebeu cerca de 140 mil turistas, totalizando aproximadamente 28 mil pessoas por dia de promoção. O número ficou um pouco abaixo do esperado, que era de 30 mil pessoas por dia, mesmo assim os comerciantes estão felizes com o resultado, que contribuirá para a recuperação econômica local.

 “Vamos voltar à Black Friday da época pré-pandemia, mas vai demorar um pouquinho, ainda estamos nas etapas finais de recuperação. A expectativa inicial era de 30 mil a 35 mil turistas por dia, mas tivemos algo em torno de 25 mil a 28 mil. Essa queda pode ter sido pela crise política no Brasil”, avaliou o coordenador-geral da liquidação conjunta, Kenny Yuen.

O balanço oficial das vendas deve ser divulgado nos próximos dias, à medida que os lojistas finalizem a avaliação do período. Por hora, os lojistas comemoram o sucesso das vendas e preparam o estoque para a semana de Natal.

 “Estamos muito contentes com o resultado porque a organização correu muito bem. Contamos com o apoio da Prefeitura, da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), da Associação de Bares e Restaurantes (Asobares), da Associação de Hotelaria e Gastronomia (Ashotel), da Polícia Nacional, entre outros setores, permitindo ser um sucesso total”, ressaltou Kenny Yuen.

Segurança e organização  

Para garantir a tranquilidade dos compristas e a segurança, algumas vias de CDE foram fechadas para a passagem exclusiva de pedestres nos dias de Black Friday, dentre elas a Avenida San Blas até a rotatória Oasis, Avenida Monseñor Rodríguez, Av Carlos Antonio López, Av Adrián Jara e Av Luis María Argaña.

Também foram instalados escritórios móveis da Direção de Defesa do Consumidor, em pontos estratégicos para receber possíveis reclamações dos compristas, além de repassar orientações. Da mesma forma, foram disponibilizados ambulâncias e paramédicos do setor privado e público, que ficaram a serviço dos visitantes.

A saber, a primeira edição da Black Friday de CDE foi realizada em 2012, com um volume de vendas de US$ 380 milhões. Em 2019 as vendas caíram para US$ 300 milhões. Da mesma forma, em 2021, as transações sofreram nova queda por conta da pandemia, fechando em US$ 200 milhões.

Da redação / Fotos: La Clave/Prefeitura de CDE/Rádio Cultura

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