Jogos Escolares do Paraná definem campeões que irão à competição nacional
Os Jogos Escolares do Paraná (JEPs) definiram os vencedores das modalidades coletivas neste final de semana, em Maringá, no Noroeste do Estado. A premiação dos campeões marcou o fim da etapa estadual para alunos de 15 a 17 anos. Foram mais de 6 mil participantes nesta fase, entre atletas, dirigentes, arbitragem e organizadores, de 782 escolas de 230 municípios paranaenses.
Foz do Iguaçu teve alguns destaques na fase disputada no norte paranaense. A equipe feminina do Colégio Betta sagrou-se campeã no Basquete 15 a 17 anos. A equipe masculina do colégio ficou na sexta colocação. No Badminton masculino, a equipe do IFPR ficou com a quarta colocação. Já, na natação feminina, o Colégio Presidente Costa e Silva ficou com a terceira colocação e o Colégio Estadual Castelo Branco ficou com a sexta colocação. No tênis de mesa masculino o IFPR ficou em quinto e o Colégio Bertoni ficou com a sexta colocação. No vôlei de praia masculino, o Colégio Ulysses Guimarães ficou com a quinta colocação.
Agora, os alunos que se sagraram campeões desta 69ª edição dos Jogos Escolares vão representar o Paraná na etapa nacional, que é dos Jogos da Juventude, a ser realizada entre os dias 1 e 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Essa competição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em 2022, o Paraná foi campeão nacional dos Jogos da Juventude.
Promovidos pelo Governo do Estado, os JEPs foram organizados pela Secretaria do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Maringá, a Secretaria estadual da Educação e os Núcleos Regionais da Educação. Eles fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado.
As competições tiveram início dia 15 de julho e envolveram várias modalidades, como wrestling, taekwondo, ginástica rítmica, ciclismo, xadrez, atletismo, handebol, basquete, vôlei de praia, futsal, vôlei, skate, badminton, judô, tênis de mesa e natação. Atletismo e futsal contaram com disputas para atletas com deficiência, e o basquete para atletas com deficiência intelectual.
Segundo a coordenadora dos JEPs, Márcia Tomadon, as expectativas foram superadas em todos os sentidos. “A estrutura física de Maringá foi excepcional, todos os participantes elogiaram os espaços fornecidos pela prefeitura. Tivemos diversas modalidades acontecendo ao mesmo tempo, o que proporcionou um grande número de espectadores e atletas podendo assistir aos jogos dos colegas e adversários. Isso facilitou o trabalho da organização”, afirmou.
Os resultados e classificação estão disponíveis na página oficial da Paraná Esporte, nas pastas da competição, e também no aplicativo da Paraná Esporte, que pode ser baixado na App Store e no Google Play.